Envolvido em três grandes projetos relacionados com as criptomoedas, Jed McCaleb está a virar-se para o mercado aeroespacial, nomeadamente através da criação da sua nova empresa – a Vast – nascida em 2021 e que está a construir estações espaciais de gravidade artificial para expandir a humanidade a todo o sistema solar.
Citado pela Forbes como o 10.º empresário mais rico do mundo na área das criptomoedas, McCaleb foi o fundador da famosa Bitcoin Mt. Gox, mais tarde vendida a Mark Karpelès. Posteriormente, o multimilionário fez nascer a criptomoeda Ripple (XRP), uma das maiores e mais famosas do mercado, tendo sido diretor de tecnologia até abandonar o projeto, do qual saiu já milionário.
McCaleb criou ainda outra criptomoeda nos anos seguintes, a Stellar (XLM) – o nome já indicava esta outra paixão pelas estrelas. Ainda que esta não seja tão grande quanto a XRP, é a 30.ª maior criptomoeda do mercado.
Apesar do seu sucesso no ramo das criptomoedas, Jed McCaleb está agora interessado em conquistar o espaço, setor que já chamou a atenção de dois dos homens mais ricos do mundo: Elon Musk, com a SpaceX, e Jeff Bezos, com a Blue Origin.
Na Vast já estão três funcionários vindos da SpaceX como conselheiros: Hans Koenigsmann, Will Heltsley e Yang Li. Neste momento o site da empresa tem em aberto 11 vagas de emprego em diversas áreas.
Para ampliar a Vast, a notícia da CNBC descreve que McCaleb adquiriu outra startup, a Launcher, que trabalha no desenvolvimento de motores para foguetões e que já totaliza mais de uma centena de funcionários.
Quanto às oportunidades do setor, os financiamentos da NASA podem ser uma boa oportunidade para McCaleb, ainda que o setor esteja a ser cada vez mais concorrido.
Enquanto Elon Musk veio do setor aeroespacial para as criptomoedas, este multimilionário está a fazer o caminho inverso.