Jay Y. Lee foi anunciado como o novo presidente executivo da Samsung

A Samsung Electronics nomeou Lee Jae-yong que é conhecido no ocidente como Jay Y. Lee como o seu presidente executivo, dando ao neto do fundador da empresa o controlo formal, anunciou hoje a gigante de tecnologia sul-coreana. O anúncio surgiu no mesmo dia em que a Samsung anunciou uma série de resultados decepcionantes, já que os lucros caíram 23 por cento em relação ao trimestre anterior.

De acordo com o anúncio oficial da Samsung que justifica a nomeação, “o Conselho citou o atual ambiente de negócios global incerto e a necessidade premente de maior responsabilidade e estabilidade dos negócios na aprovação da recomendação”. A Samsung está atualmente a lutar contra uma queda na procura por vários dos seus principais negócios, incluindo os chips de memória, telefones e TVs. A empresa não espera que a procura recupere pelo menos até ao segundo semestre do próximo ano.

É improvável que a ascensão de Lee mude muito para a empresa no curto prazo, observa a Bloomberg, já que ele há muito atua como líder da Samsung. Mas assumir o controlo formalmente significa que Lee pode tomar decisões estratégicas maiores para conduzir a empresa num período económico turbulento, incluindo promover aquisições, fusões e canalizar os investimentos em tecnologias.

Lee, de 54 anos, sucede ao seu pai, Lee Kun-hee, como chefe da maior empresa da Coreia do Sul após a sua morte em outubro de 2020. Lee Kun-hee ficou incapacitado por anos depois de ter sofrido um ataque cardíaco em 2014. O jovem Lee estava envolvido num escândalo de corrupção e suborno desde o ano de 2017 e foi preso duas vezes.

Lee recebeu um perdão presidencial em agosto deste ano, abrindo assim caminho para ele assumir o controlo formal da gigante da eletrónica. O perdão foi uma reminiscência dos dois concedidos ao pai de Lee, que foi condenado por corrupção e evasão fiscal em 1996 e 2008.

“Sem dúvida, estamos Num momento crucial”, disse Lee num comunicado divulgado pela Bloomberg. “Agora é a hora de planear o nosso próximo passo. Agora é a hora de agir, ser ousado e inabalável no nosso foco.”

Fonte: Samsung e Bloomberg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui