Japão começa testes do seu comboio bala que atinge a velocidade de 360 km/h

Os Japoneses irão andar ainda mais adiantados com o novo comboio estilo bala que atingirá uma velocidade bastante elevada. É um comboio da próxima geração e tem o nome de Alfa-X. Será construído pela Kawasaki Heavy Industries e pela Hitachi, é capaz de atingir uma velocidade máxima de 400 km / h, mas deverá transportar passageiros a 360 km / h em 2030.

Mas como cautelosos que são os Japoneses, para evitar que alguma tragédia suceda, o comboio irá passar anos de testes fazendo corridas noturnas entres as cidades de Aomori e Sendai, antes de transportar pessoas.

O original nariz aerodinâmico deste comboio, tem 21 metros de comprimento, e é projetado para minimizar a pressão e reduzir o ruído, principalmente ao passar por túneis. O Alfa-X é é equipado com travões a ar e chapas magnéticas na parte inferior para travar.

O Alfa-X que será lançado em 2003, irá ser construído para ser o comboio bala mais rápido do mundo. Título que pertence ao comboio Maglev de Xangai que usa ímans para se manter em cima dos trilhos, e que atinge a modesta velocidade de 431 km/h. Relacionado com o comboio Maglev, o Japão pensa abrir a sua própria rota para o comboio entre Tóquio e Nagoya em 2027 que poderá atingir a velocidade máxima de 505 km/h. (coisa pouca).

Mas a pensar já nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, o Japão planeia lançar uma nova versão do seu comboio Shinkansen, que viajará à velocidade máxima de 300 km/h como os atuais comboios do país, mas será mais leve e eficiente em termos de energia. Terá mais espaço interno, mais cómodo, tendo um maior espaço para os passageiros poderem estar mais confortáveis e tomadas de energia para uso dos passageiros, que poderão usar para os seus telemóveis ou portáteis enquanto viajam. Se bem que a viagem não deverá ser longa com esta velocidade…

Nós com um comboiozinho destes cá em Portugal, seria… penso que desastroso.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here