Janelas que são painéis solares. Este pode ser o futuro!

Um grupo de investigadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, criou uma solução que pode vir a facilitar a criação de janelas transparentes que conseguem gerar energia com a luz solar.

Segundo o Interesting Engineering, trata-se de um painel solar orgânico, que absorve a energia através de um tipo de plástico à volta do qual se podem desenvolver processos que permitiam escalar a sua produção para torná-lo comercialmente viável.

Hoje em dia a produção de energia depende de células baseadas em silício que são totalmente opacas.

O fabrico deste tipo de painel solar orgânico apresenta um desafio claro: as conexões elétricas entre as células no módulo. A utilização de lasers para gravar os padrões pode danificar os absorvedores de luz, fundamentais para o funcionamento do painel. Para os substituir, a equipa desenvolveu um modelo assente em camadas de plástico ultrafinas. O próximo passo é aplicar as camadas orgânicas e metálicas para remover essas faixas, mantendo as interconexões elétricas entre as células.

Após os primeiros testes o resultado foi positivo: os especialistas conseguiram conectar oito células, garantindo uma transparência de 50% e uma tonalidade esverdeada, o que tornaria, para já, o seu uso adequado a lojas, por exemplo. Os investigadores também acrescentam que maiores transparências, que seriam necessárias para a aplicação em contexto doméstico, na janela de uma casa comum, também são viáveis pelo mesmo processo.

A expectativa é que o painel solar orgânico seja aplicado entre duas camadas de vidro quando estiverem disponíveis comercialmente. No entanto, ainda há alguns desafios pela frente. A equipa de investigação espera alcançar uma eficiência maior, que fique entre 10% e 15%, o que pode acontecer já nos próximos dois anos.

A proliferação dos painéis solares tem sido vista com bons olhos por vários segmentos da sociedade porque são uma alternativa limpa e potencialmente revolucionária para a questão de geração energia, sendo que há várias inovações nesse sentido, nomeadamente para apartamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui