Jack Dorsey, fundador do Twitter, vende “tweet” por 2,4 milhões de euros

Um empresário baseado na Malásia vai pagar pelo primeiro “tweet”, do fundador da rede social Twitter, Jack Dorsey, 2,4 milhões de euros, que serão doados para caridade.

Autenticado como original através do recurso à tecnologia NFT (ativos únicos digitais), também usada há poucas semanas na venda de uma obra de arte digital por 58,4 milhões de euros, o “tweet” de 2006 foi vendido através de um leilão on-line na plataforma Valuables.

Segundo Dorsey, a quantia será entregue à GiveDirectly, uma organização que apoia famílias pobres em África afetadas pela covid-19.

Estavi, chief executive of technology da Bridge Oracle, comprovou a origem do tweet. NFT é um certificado digital que testemunha quem é o dono de uma fotografia, vídeo ou outra forma de online media.

A tecnologia de “token” não-fungível (NFT, na sigla inglesa) recorre à tecnologia Blockchain na autenticação e colecionismo de arte. A comercialização de obras com NTFs tem vindo a disseminar-se rapidamente nos Estados Unidos, onde a banda Kings of Leon está a disponibilizar o seu mais recente álbum com estes “tokens”.

Jack Dorsey

Recentemente, uma empresa de Blockchain comprou uma obra do famoso artista britânico Banksy, destruiu-a, e depois colocou à venda uma versão digital com NFT.

No início de março, uma obra do artista Beeple foi vendida em leilão, enquanto ativos únicos digital NFT, por um valor recorde para obras não físicas de 58,4 milhões de euros.

Segundo comunicado da leiloeira Christie’s, que organizou o leilão, o comprador é “Metakovan”, fundador e financiador da Metapurse, o “maior fundo do mundo de NFT” e “pela primeira vez numa venda do género foi aceite cripto-moeda”, neste caso “Ethereum (Ether)”.

Beeple torna-se, assim, um dos três artistas vivos mais valiosos, juntamente com Jeff Koons e David Hockney, segundo a leiloeira.

Reagindo ao resultado do leilão, Beeple – cujo verdadeiro nome é Mike Winkelmann – celebrou o uso dos NFT: “Acredito que estamos a testemunhar o início do próximo capítulo da história da arte, a arte digital”, disse o artista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here