Já se pode explorar o Chrome 109

O Chrome 109 já está disponível e com esta nova versão vários outros elementos estão a ser implementados no navegador da Google.

Desta vez, a atualização não passa apenas pelas correções de falhas graves de segurança, como ocorreu recentemente, mas há novidades relativas ao uso de cookies, novos pormenores no aspeto gráfico e torna possível fazer pagamentos no browser.

A medida ligada aos cookies consiste numa ideia que vai exigir que os sites relacionados possam mostrar ao Chrome que pertencem uns aos outros. Dessa forma, farão a partilha de dados entre si. Para facilitar esse processo, será aberto um repositório público no GitHub para envio dos dados.

O aspeto gráfico passa a apresentar elementos inspirados na interface Material You e Material Design 3. Alguns já estavam disponíveis desde a versão 108 do browser. Além disso, a ativação depende do acesso as flags – o utilizador tem de selecionar a “chrome://flags/#omnibox-modernize-visual-update”.

Quanto aos pagamentos, a atualização para o navegador apresenta uma nova forma de confirmação de dados para pagamentos que usa o sensor biométrico para autenticação do utilizador, chamada SPC. Assim, sempre que fizer uma compra, poderá saltar parte do processo para finalizar a aquisição. Esta novidade só funciona se, tanto a loja, como o banco tiverem suporte para a função, o que pode ainda demorar algum tempo até ser uma mudança efetiva.

Outro recurso interessante nesta versão do Chrome é o MathML, que é uma melhor forma de inserir fórmulas matemáticas em páginas da Web, pois reduz a complexidade e melhora o desempenho e a consistência com a capacidade de incorporar notação em HTML e SVG.

O Chrome 109 adiciona formas de melhorar a privacidade quando fizer partilhas de ecrã através de um recurso chamado Foco Condicional. O update para a nova versão está disponível para todos os sistemas operacionais que suportam o browser.

Fonte: How to Geek

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui