Já são conhecidos os 4 alunos que vão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática 2021

Depois dos extraordinários resultados da comitiva portuguesa nas últimas edições das Olimpíadas Internacionais da Informática (IOI), em que Portugal trouxe duas medalhas de prata e uma medalha de bronze, já são conhecidos os quatro alunos que irão participar na edição deste ano, que se realiza este mês.

Os quatro alunos são:

  • Tiago Marques – 11º ano do Colégio Internato Claret (V. N. Gaia)
  • Pedro Costa – 12º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima (Ponte de Lima)
  • António Neves – 12º ano dos Salesianos de Lisboa (Lisboa)
  • Tomás Faria – 8º ano do Colégio Moderno (Lisboa)

A seleção destes alunos fez-se através da participação na 33ª edição nas Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI), um concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, destinado aos jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional.

Para todos será o primeiro ano em que participam nas IOI. O aluno Tiago Marques é o elemento que, neste momento, está mais bem qualificado, tendo ganho a Final Nacional, a Prova de Seleção e conquistado uma medalha de ouro no CIIC, sendo que ainda poderá participar em 2022 (pois está ainda no 11º ano). Por outro lado, o aluno Tomás Faria torna se no mais novo de sempre português nas IOI, pois está ainda no 8º ano, abrindo excelentes perspetivas para o futuro. Até agora apenas tinha acontecido alunos do 9º ano irem às IOI: o próprio Team Leader, Pedro Ribeiro, Professor no Departamento de Ciência e Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DCC-FCUP) e organizador das Olimpíadas de Informática em Portugal em 1995 e o antigo aluno Afonso Santos em 2011.

Os sete primeiros classificados das Olimpíadas Nacionais de Informática foram também convidados a representar Portugal no Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação (CIIC). Este concurso, serve também como preparação para as Olimpíadas Internacionais, tem caráter internacional e, na edição de 2021 que decorreu a 23 de maio, participaram os melhores alunos de 14 diferentes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, México, Portugal, Peru, República Dominicana e Venezuela.

O aluno Tiago Marques conseguiu um 3º lugar num total de 125 participantes, o que lhe garantiu uma medalha de ouro. Portugal conseguiu também duas menções honrosas: Pedro Costa e Tomás Faria.

As Olimpíadas Internacionais de Informática decorrerão entre 19 e 28 de junho de 2021. A comitiva portuguesa conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Ciência Viva, da everis Portugal e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here