Já sabemos porque a Electronic Arts quer mudar nome do jogo FIFA

A semana passada surgiu uma notícia que abalou o mundo dos videojogos, com a EA a anunciar que estava a ponderar a mudança de nome do seu mais icónico simulador de futebol, o FIFA. Ora se é verdade que ficamos surpreendidos com essa possibilidade, olhamos para a sua principal concorrente, a Konami, e também efetuou a alteração de nome do Pro Evolution Soccer para eFootball, mas o lançamento do novo jogo não correu nada bem.

Ora, sendo que o FIFA é produzido desde 1993 e que para o ano é lançado o FIFA 23, é possível que os 30 anos do jogo sejam marcados por uma alteração de nome, que também já poderá ter sido descoberto, já que a EA registou a marca “EA Sports FC” na Europa e no Reino Unido e vai ao encontro de outras alterações de nome que a marca já fez. Mas se a mudança de nome se devia “apenas” a uma alteração que a EA queria fazer, parece que não e a culpa é da FIFA.

A FIFA é a entidade de regula o futebol a nível mundial e que cede os direitos do nome à Electronic Arts desde 1993 para que seja utilizado no simulador de futebol, veio a público que o acordo de 10 anos está a terminar e, nesse sentido, isto terá a ver com as valores da cedência de nome que, segundo o New York Times, a FIFA estará a pedir. E não estão apenas a pedir mais dinheiro, mas a duplicar os valores pedidos anteriormente.

blank

Segundo o New York Times, a FIFA está a exigir perto de mil milhões de dólares por cada quatro anos de ciclo de mundial, que é o dobro do que a EA pagou pelos últimos dez anos, o que a Electronic Arts considera demasiado alto e exagerado. As informações apontam para que as negociações do nome acordo já decorram há quase dois anos e como parece não haver cedências de parte a parte, a EA terá colocado em cima da mesa a possibilidade de alterar o nome do seu simulador de futebol.

As fontes do jornal NYT apontam mesmo que as negociações terão chegado a um beco sem saída, sendo que a FIFA, além do aumento de nome ainda pretende limitar os direitos da EA e, por isso, não haverá outra hipótese a não ser a alteração de nome, que a Electronic Arts já está a trabalhar, já que nos últimos tempos já não se refere ao jogo como o futuro jogo FIFA, mas como o “EA Sports football games”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here