Desde hoje que o Ministério da Saúde lançou a possibilidade de os próprios utentes que estejam interessados possam agendar a vacina da Covid-19, em vez de ter de esperar pelo contacto do seu Centro de Saúde. Dessa forma, poderá aceder ao site do Ministério da Saúde para iniciar o agendamento da Vacina contra o novo coronavírus.
Esta possibilidade já tinha sido anunciada pelas autoridades de saúde há algumas semanas, mas só agora o site ficou ativo e é permitido que utentes com mais de 65 anos que não tenham sido vacinados possam agendar a toma da primeira dose, num centro de vacinação que lhe for mais fácil de aceder.
“Quando os utentes fazem esta opção é-lhes apresentada a primeira data disponível, podendo os utentes aceitá-la ou escolher outra mais conveniente”, sublinham os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) em comunicado. No caso de não haver vagas disponíveis para o seu centro de vacinação, poderão ficar em lista de esperar para aquele ponto de vacinação, ou então optar por outra data noutro centro de vacinação.
Posteriormente, o utente que realizou esta inscrição receberá um SMS com a hora em que será vacinado no dia e no ponto de vacinação escolhido. O envio da mensagem está dependente de o utente não ter sido ainda convocado para vacinação ou não ter contraído Covid-19 (enquanto estes pressupostos se mantiverem).
Segundo o relatório semanal da vacinação, divulgado pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) na terça-feira, 2.015.225 pessoas já tomaram a primeira dose, enquanto 689.329, que representam 7% da população, já têm a vacinação completa contra o vírus SARS-CoV-2.
Como é que me registo?
Para efetuar o agendamento da vacinação, terá de aceder ao site do Ministério da Saúde para o agendamento da vacina Covid 19. Aqui, terá de colocar a sua data de nascimento para passar para o passo seguinte:
Depois surgirá a opção para indicar o seu número de utente, nome completo e, novamente, a data de nascimento.
Na área seguinte, poderá escolher qual o centro de vacinação que pretende e o dia, sendo que se houver vaga fica registado e posteriormente irá receber um SMS com a hora em que será vacinado. Se não houver vagas no posto que pretende, poderá ficar em lista de espera ou então escolher outro ponto de vacinação.