Já não é preciso cortar árvores para fazer impressões 3D em madeira

Um estudo publicado na revista Materials Today faz referência à primeira madeira cultivada em laboratório impressa em 3D do mundo. Através dessa pesquisa, um grupo de cientistas do MIT demonstrou que o desmatamento florestal deixa de ser uma inevitabilidade para produzir madeira.

Os autores do estudo criaram madeira personalizável em laboratório a partir das células de uma planta conhecida como Zinnia elegans. Esta nova abordagem permitiu-lhes bio imprimir peças de madeira de qualquer forma e tamanho, o que significa que, se for necessária uma mesa de madeira, a mesma pode ser produzida diretamente a partir das células, sem desmatamento nem desperdício.

Além disso, usando técnicas de bio impressão 3D, o material pode ser cultivado em tamanhos e formatos que não existem na natureza e que não podem ser produzidos usando métodos agrícolas tradicionais.

“A nossa pesquisa demonstra que materiais vegetais cultivados em laboratório podem ser ajustados para ter características específicas, o que poderia permitir que produtos de madeira fossem cultivados com as características exatas necessárias para uma determinada aplicação”, explica o autor sénior Luís Fernando Velásquez-García, cientista principal dos Laboratórios de Tecnologia de Microssistemas do MIT.

As células comuns da zínia primeiro foram tratadas com um líquido e depois com uma solução de gel composta por hormonas e diversos nutrientes.

“Há muito potencial para explorar e fazer crescer estruturas tridimensionais”, diz a doutorada em engenharia mecânica pelo MIT Ashley Beckwith, autora principal do estudo.

Uma pesquisa florestal global revela que, desde o início da civilização humana, já eliminamos 54% da população total de árvores da Terra, embora seja do conhecimento comum que o desmatamento descontrolado é uma das principais causas de frequentes ondas de calor, secas e tsunamis.

Ainda cortamos árvores em grande número diariamente para fabricar produtos como papel, cera, remédios, borracha e móveis. Alguns desses produtos são tão essenciais à vida atual que não nos conseguimos imaginar sem eles.

Fonte: Interesting Engineering

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui