Já há quase 30 mil caixas multibanco Bitcoin nos EUA

De momento, a Bitcoin está a chegar a um posto de gasolina perto de todos, neste caso, a LibertyX Bitcoin ATM é visto no Grassy Point Bar & Grill em Broad Channel, Nova Iorque, Estados Unidos a 8 de março de 2021. As máquinas multiplicaram-se rapidamente pelos Estados Unidos no último ano, alimentadas por um frenesim no comércio de criptomoedas que fez com que os preços da bitcoin ultrapassassem os $58.000 (cerca de 48.660€).

Em janeiro, existiam 28.185 caixas multibanco bitcoin nos Estados Unidos, de acordo com a howmanybitcoinatms.com, um site de investigação independente. Cerca de 10.000 chegaram nos cinco meses anteriores. A popularidade crescente da Bitcoin tem sido o principal motor para novas instalações.

As razões pelas quais as pessoas usam caixas multibanco em vez de transacionar online variam. Alguns são pagos em dinheiro, outros carecem de contas bancárias, outros querem enviar remessas para o estrangeiro ou querem o anonimato, enquanto outros se sentem mais confortáveis interagindo com uma máquina física.

Rebecca White, uma investidora de bitcoin de 51 anos que vive na área de Pittsburgh, faz os maiores investimentos online e usa caixas multibanco bitcoin quando a sua família tem dinheiro extra. “Quando fazemos as compras e temos 60 dólares restantes, vou parar ao multibanco bitcoin”, disse White, que trabalha na indústria nuclear.

Algumas máquinas só oferecem bitcoin, enquanto outras deixam os clientes investir em várias moedas digitais. Poucos caixas multibanco bitcoin podem realmente cuspir dinheiro, e estas custam mais do que caixas multibanco regulares ou das de transações online.

As taxas variam entre 6% e 20% de uma transação total, disse Pamela Clegg, diretora de investigação financeira e educação da empresa de conformidade com criptomoedas CipherTrace. As taxas variam consoante a localização e o operador de multibanco Bitcoin.  “O crescimento do mercado multibanco – não é sequer um aumento suave, é quase um aumento de 45%”, disse Clegg. “O crescimento é bastante surpreendente.” As agências governamentais levantaram bandeiras vermelhas sobre algumas máquinas devido ao seu custo e ao potencial de atividades ilícitas. A Comissão estatal de Nova Jersey a Investigação detalhou algumas dessas preocupações num relatório de fevereiro intitulado “Fraudes, Transações Suspeitas e Práticas Questionáveis em Quiosques de Criptomoedas”.

Nenhuma destas preocupações impediu no entretanto o crescimento da indústria. Existem agora caixas multibanco bitcoin em todos os estados, exceto no Alasca, bem como em Washington, D.C., de acordo com um mapa online da Coin ATM Radar. Jornalistas da Reuters detetaram edições recentes em postos de gasolina, lojas e restaurantes na Carolina do Norte, Carolina do Sul, Pensilvânia rural e nos arredores de Nova Jersey e Nova Iorque.

A ´Cloud´ de Moedas, com sede em Las Vegas, tem 1.470 máquinas nos Estados Unidos e espera ter 10.000 até ao final do ano, disse o CEO Chris McAlary. Embora houvesse preocupações de que a pandemia podia prejudicar o negócio, o tráfego a pé realmente aumentou durante os bloqueios. “Esperávamos o pior quando o Covid atingiu, mas os pagamentos de estímulos saíram e isso ajudou bastante”, disse McAlary. “Algumas pessoas adotaram o estímulo e compraram moeda digital com ele.

A coinFlip, com sede em Chicago, aumentou a sua pegada multibanco de cerca de 420 no ano passado para 1.800 agora,disse o CEO Daniel Polotsky, e as transações por multibanco quase triplicaram durante esse período.

“Há pessoas que não têm contas bancárias ou não gostam de as usar”, disse Polotsky. A CoinFlip cobra aos clientes 6,99% para comprarem criptomoedas e 4,99% para vender, disse. A Bitcoin Depot, com sede em Atlanta, aumentou igualmente o seu número de caixas multibanco de 500 para mais de 1.800 máquinas no último ano, disse o CEO Brandon Mintz. A maioria dos clientes têm entre 25 e 40 anos e encontram máquinas através da pesquisa online, disse.

Uma nova funcionalidade apareceu em lojas em Montana, postos de gasolina nas Carolinas e em recantos longínquos de Nova Iorque: um multibanco bitcoin iluminado brilhantemente, onde os clientes podem comprar ou vender moeda digital, e às vezes extrair dinheiro duro. Operadores de quiosques como o CoinFlip e a Coin Cloud instalaram milhares de caixas multibanco, vasculhando áreas que os concorrentes ainda não alcançaram, disseram executivos à Reuters.

“Assumi que havia procura e as pessoas queriam bitcoin em todo o lado”, disse o fundador da Quad Coin, Mark Shoiket, que voou para Montana depois de digitalizar um mapa dos EUA. Durante uma viagem de uma semana, encontrou sete lugares para instalar máquinas, incluindo a 406 Glass, uma loja em Billings, Montana, que vende tabaco, sumos e tubos de vidro coloridos. A General Bytes, que fabrica caixas multibanco bitcoin, ficou temporariamente sem stock no verão passado, à medida que a procura disparou.

A empresa vendeu 3.000 máquinas no ano passado, 90% dos quais foram para a América do Norte, disse o fundador Karel Kyovsky. O Shoiket da Quad Coin removeu uma mão cheia das 200 caixas multibanco que instalou no ano passado por não terem tido lucro no prazo de seis meses. No Grassy Point Bar & Grill, em Broad Channel, Nova Iorque, um funcionário teve de ligar uma multibanco bitcoin para um jornalista da Reuters ver como funcionava.

E apenas um punhado de camionistas pararam no Museu Pioneer Auto em Murdo, Dakota do Sul, para usar uma máquina de nuvem de moeda instalada cinco meses há muito, disse a proprietária Vivian Sonder. A Coin Cloud ofereceu-lhe 200 dólares por mês para alojar a máquina, e envia periodicamente pessoas da manutenção para verificar em Rapid City, a 240 milhas de distância. “Não percebi porque queriam pôr um aqui”, disse Sonder. “É um negócio sazonal numa cidade com menos de 500 pessoas.”

Fonte: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here