É oficial, a Google lançou a primeira versão do Android 13, à semelhança do que tinha prometido. Os utilizadores interessados podem descarregar e experimentar a nova versão do Android no seu smartphone. É contudo, importante ter a noção de que, provavelmente, irá encontrar diversos bugs e funcionalidades inacabadas. A gigante tecnológica prevê lançar a versão final em outubro, e anunciou que não irá trabalhar na estabilidade da plataforma até junho.
A versão Beta 1 inclui todas as atualizações do Android 13 Developer Preview 2 , incluindo um requisito que faz com que as aplicações solicitem permissão para enviar notificações, opção de restringir acessos a determinados tipos de ficheiro nomeadamente de imagens, vídeos e áudios.
Com este tipo de novidade o utilizador irá estar mais exposto a pop-ups no momento de configuração da aplicação, contudo, o utilizador terá mais liberdade para escolher que tipo de permissão dará a cada aplicação.
O novo Android virá equipado com suporte para MIDI 2.0, ou seja, o utilizador terá a possibilidade de conectar periféricos a qualquer dispositivo que tenha este sistema operativo. A Google espera, agradar, sobretudo a músicos visto que será um recurso especialmente útil para o seu trabalho.
Entretanto, também a KeyStore e a KeyMint (softwares a que o Android recorre para armazenar passwords criptografadas), terá novidades no Android 13, e espera-se que seja mais fácil criar novas passwords. Ao nível de layout, irá verificar-se alterações ao nível dos iones das apps nativas
Tal como seria de esperar, o utilizador irá ter mais controlo ao nível das notificações que irá receber. Por agora, o utilizador que experimentar a versão beta do Android deverá sentir uma grande instabilidade, ou seja, deverá verificar problemas ao nível da utilização do seu telefone, pelo que se aconselha que, antes de o utilizarem optem por fazer um backup do smartphone, para que não percam nenhuma informação que possa ser relevante.