Início Destaques Já é possível pedir à Google para remover dos resultados de pesquisa...

Já é possível pedir à Google para remover dos resultados de pesquisa números de telefone

Há algum tempo que o Google aceita solicitações para remover algumas informações pessoais dos resultados de pesquisa, mas agora a gigante tecnológica está a expandir esta funcionalidade.

O Google expandiu a sua política e permitir que seja solicitada a remoção de informações de contato, como números de telefone, endereços de e-mail e endereços físicos. É também possível pedir para que o Google remova as credenciais de login se elas aparecerem nas consultas.

A postura anterior da empresa limitava-se a responder a solicitações de instâncias especiais, bem como analisar alvos de fraude  como dados bancários e de cartão de crédito. O Google ainda analisará as solicitações para ter certeza de que são honestas – não eliminará referências que são de registo público, por exemplo.

Michelle Chang, responsável pelas políticas globais da pesquisa Google, anunciou que “a nossa pesquisa mostra que há um grande volume de informação pessoal identificável que os utilizadores consideram sensível. Os utilizadores aceitam cada vez menos que estes dados estejam partilhados online”.

A expansão segue outros esforços recentes para conter a disseminação de informações confidenciais. Desde o ano passado, os utilizadores do Google menores de 18 anos podem solicitar a remoção de suas fotos das pesquisas de imagens. No entanto, este pode ser um dos desenvolvimentos mais importantes. Embora a extensão desta política não garanta a proteção de sua privacidade, pode frustrar quem procura roubar dados pessoas que, muitas vezes, contam com uma pesquisa rápida no Google para alcançar os seus alvos.

A Google recebeu dezenas de milhares de solicitações anualmente nos últimos anos, aprovando cerca de 13% delas. Chang disse que espera que a taxa de aprovação cresça ao abrigo da expansão das regras, que também permitem a remoção de links para credenciais de login confidenciais.
O Google pretende preservar a disponibilidade de dados de interesse público. Também não removerá informações que “apareçam como parte do registro público nos sites do governo ou de fontes oficiais”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui