iTraq: um cartão de localização geográfica

 

Meet_itraq

Têm sido vários os projetos de localização geográfica que têm surgido nos últimos tempos. Um exemplo é o caso do projeto português LAPA, que permite colar um pequeno identificador que irá transmitir a sua localização.

Contudo, a maioria destes projetos, permitem a localização do objeto por Bluetooth o que limita bastante o raio de ação.

Surge agora o iTraq que contrariamente os outros produtos semelhantes, pois utiliza um cartão GSM para obter a localização do objeto perdido. O funcionamento é simples, basta colocar o cartão num dos seus objetos pessoais que tem medo de perder, como por exemplo a carteira.

Essa localização não tem a precisão obtida por um tracker GPS, pois o iTraq utiliza a triangulação das torres de comunicação GSM. Isto faz com que a sua precisão possa variar imenso em função da cobertura disponível (entre dezenas a muitas centenas de metros, ou até quilómetros), mas como vantagem tem o facto de dar sempre uma localização, desde que exista sinal GSM.

O ponto negativo deste dispositivo é o fato de a sua bateria não ser recarregável. Quando esta terminar o tracker tem que ser reenviado para os fabricantes recarregarem. Contudo, a autonomia anunciada varia entre os 4 meses e os 3 anos dependendo da frequência de mensagens com a localização.

Esta é mais uma alternativa aos trackers existentes. Para já encontra-se apenas à venda nos E.U.A.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui