Itália bloqueia TikTok a alguns utilizadores

Itália bloqueou o TikTok para alguns utilizadores devido à morte de uma criança. As autoridades estão neste momento muito preocupadas com a facilidade com que é possível aos menores de idade criarem contas no TikTok.

A rede social está a enfrentar dificuldades devido ao número elevado de contas criadas por crianças menores de idade. Segundo o jornal Guardian, a autoridade para a protecção de dados (Data Protection Authority – DPA) bloqueou alguns utilizadores cuja idade não pôde ser verificada após a morte de uma menina de 10 anos, que alegadamente participava em um jogo bastante perigoso existente na rede social TikTok.

As autoridades afirmam que é demasiado fácil para uma criança com menos de 13 anos conseguir falsificar a idade, e assim criar uma conta.

A DPA acusou formalmente o TikTok de violar uma lei do país, em que é necessário sempre a autorização dos pais para dar consentimento a crianças menores de 14 anos de se inscreverem nas redes sociais. O TikTok não têm por hábito personalizar os avisos de risco de utilização da sua rede social bem como outro tipo de informação para crianças. Por defeito todas as publicações são tornada públicas ao contrário de serem privadas.

A empresa não foi também muito clara na explicação acerca do tempo de permanência dos dados nos seus servidores, em como trata a privacidade da informação, bem como transfere todo esse material para fora da União Europeia.

O bloqueio irá durar pelo menos até ao dia 15 de Fevereiro, e o TikTok irá ter de alterar suas normas e políticas para ficar em conformidade com os requisitos exigidos pela DPA.

Um porta voz da rede social não revelou como a empresa irá reagir à atitude tomada pela Itália. Ao invés disso, o representante afirmou que a politica de segurança do TikTok é a prioridade máxima da empresa, e que a rede social não aprova, encoraja ou promove qualquer atitude perigosa existente na mesma.

Fonte: Engadget

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here