Irritantes ou insípidos? iPhones com novos sons

A próxima atualização do iOS 16 da Apple já está chegar aos smartphones da marca da maçã e, além do já muito noticiado reforço de segurança, vem aí um novo conjunto de sons para as diversas funções dos telemóveis.

Ao aceder ao “Find My Phone” e escolher a opção “Reproduzir áudio”, no dispositivo iOS/iPadOS 16, vamos agora ter um som que se assemelha a um xilofone eletrónico, ao invés do som que era reproduzido no iOS 15 e nos anteriores.

Enquanto os sons de radar no iOS 15 são a banda sonora que melhor ilustra o pânico de alguém que anda à procura de um telefone perdido, o novo som está a ser descrito como mais “divertido e interessante”, como se o telemóvel estivesse a dizer: “estou aqui, vem buscar-me!”.

A alteração também se aplica quando se pede ao Apple Watch para testar a conexão do telefone – o novo som surge mais alto, logo, mais fácil de ouvir.

De assinalar, também, o novo som de ativação da Siri. Até aqui tínhamos uma espécie de duplo ping, mas agora esse tom foi substituído por um mais suave, embora talvez menos apelativo e pode lançar a dúvida, no caso do utilizador ir a conduzir ou estar num ambiente ruidoso, se realmente a Siri está, ou não, a ouvir.

O uso criativo de sons, seja para construção de logotipos sonoros ou mesmo para um aviso de atualização do feed, como fez o Twitter recentemente que reintroduziu um chilrear charmoso para avisar que o conteúdo foi carregado, tem sido uma ferramenta importante para dar maior expressão ao marketing das empresas e posicioná-las de forma pensada através da sua identidade sonora.

Um som inocente, muitas vezes imprime mais identidade a uma determinada marca do que uma logomarca ou mesmo uma campanha inteira em vários media.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui