Irão lança plataforma que substitui YouTube

A República Islâmica do Irão lançou um novo site de partilha de vídeos, semelhante ao YouTube, designado por “Mehr“, que no idioma Farsi significa “bondade” e “afeto”. O objetivo da nova plataforma é promover “produtos de valor” que poderão ser vistos por milhões de pessoas em todo mundo.

“De agora em diante as pessoas podem descarregar os seus próprios filmes e aceder a outros vídeos”, afirmou Lotfollah Siahkali, diretor da radiotelevisão iraniana, que ficará responsável pelo site. O “Mehr” vai contar também com vídeos do Ministério da Cultura iraniano.

Recorde-se que o YouTube começou a ser censurado no Irão em 2009 e desde então são também frequentes os boicotes ao Facebook, Gmail ou outros sites noticiosos internacionais, numa tentativa, não admitida pelo Governo, de condicionar o acesso dos iranianos à informação ou impedir que sejam usados para manifestações anti-governamentais.

É mesmo habitual as autoridades interditarem o acesso da população a vários sites, com a desculpa destes serem ofensivos ou criminosos. O Irão tem ainda planos para lançar uma rede interna no próximo ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui