Irão desenvolve “software inteligente” para censurar redes sociais

São de há muito as notícias que dão conta de bloqueios ocasionais ou censura permanente a vários sites e rede sociais em países asiáticos e do médio oriente. O Irão é um dos principais apologistas destas medidas e, ao que parece, desenvolveu recentemente uma técnica mais aprimorada para restringir o acesso dos cidadãos a algumas plataformas.

A Frace Press dá conta que as autoridades iranianas terão criado um “software inteligente“. A agência noticiosa cita o chefe da polícia daquele país que afirma: “o controlo inteligente das redes sociais não só evitará os inconvenientes [destas plataformas], como também permitirá às pessoas desfrutar dos seus aspetos úteis”. Ahmadi Moghadam argumenta ainda que “mais vale controlarmos as redes sociais do que colocar filtros ao seu uso“.

O Irão está também a desenvolver uma rede de internet interna que deverá chegar a todos os cidadãos a partir de março, por forma a controlar os conteúdos a que os iranianos têm acesso. Além disso já existem outras alternativas, “muslim-friendly” (“amigas do Islão”), aos motores de pesquisa e redes sociais convencionais. São os casos do “Salam World“, em alternativa ao Facebook, do “Ya Haq” que substitui o Google ou do “mehr.ir“, semelhante ao YouTube.

Esta medida é mais uma vez encarada como forma de suprimir a liberdade de expressão e evitar  a mobilização de opositores ao regime de  Mahmoud Ahmadinejad, reeleito em 2009.

O Irão tem 75 milhões de habitantes, cerca de metade tem acesso à internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui