Irão reforça bloqueio de ligações à internet

bloqueio internet IrãoDe uma forma ou de outra já quase toda a gente ouviu falar no filtro que o Governo do Irão usa na internet do país, mas que ainda não é suficiente aos olhos de quem o controla. As medidas de proteção foram agora alargadas fazendo um ainda maior controlo dos acessos à internet.

O Irão tem trabalhado bastante nos últimos anos neste filtro que controlava quase todos os acessos à internet. Os trabalhos iam desde ajustes ao filtro até à defesa dos ataques que eram dirigidos ao sistema de bloqueio e que tentavam que o mesmo deixasse de funcionar. Esses ataques nunca tiveram sucesso a 100 por cento e o sistema de filtro continua de pé e cada vez mais ativo.

A única forma de contornar este sistema era usar um ligação VPN ilegal que contornava os filtros do Governo. Mas agora Ramezanali Sobhani-Fard, pertencente ao comité de informação e tecnologia de comunicações do Irão, veio anunciar que nos últimos dias as portas usadas pelas ligações VPN ilegais têm vindo a ser bloqueadas. A partir de agora só as aplicações VPN legais e registadas podem ser usadas.

Ou seja quem quiser pode comprar uma ligação partindo do principio que a mesma será controlada pelo Governo. Mesmo uma ligação VPN legal não garante acesso à totalidade da internet já que sites como o Facebook, Youtube, Gmail, Yahoo, entre outros estão bloqueados no Irão mas sempre é melhor do que não ter acesso nenhum.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here