A tecnologia atual abre portas para um mundo que nossos pais nem imaginavam quando crianças. Entre as possibilidades, é possível ver TV pela internet, por meio da IPTV. Veja como funciona essa tecnologia! Sabemos que a tecnologia vem avançando cada vez mais por conta da internet. Se formos parar para pensar, há uns 10 ou 15 anos não se pensava na flexibilidade em assistirmos séries e programas que temos atualmente. Os tempos mudaram.
Com isso, a IPTV entrou em ação, ganhando força no mercado. Por meio dela é possível visualizar programas em tempo real, sem haver a preocupação do uso de antenas e cabos. Tudo acessado on-line. Conheça um pouco sobre a IPTV e entenda sobre como essa tecnologia permite ver TV pela internet.
O que é a tecnologia IPTV?
IPTV, em português Protocolo de Televisão via Internet, é um termo usado para qualquer transmissão de televisão que ocorra via internet.
Existem várias maneiras para que uma transmissão IPTV seja feita, como por aplicativos de TV online, sites de TV online ao vivo, serviços de assinatura IPTV, etc. Um exemplo comum são as transmissões de séries e filmes via Netflix, ou outros canais de streaming como Amazon e Telecine.
Automaticamente podemos associar essa tecnologia com as Smart TV. Porém está cada vez mais comum obter o uso pelos celulares e computadores, já que somente é necessária uma conexão ao sinal de internet.
Entre os seus diferenciais, o usuário não precisa estar on-line no momento exato em que a programação estiver ocorrendo, mas sim quando quiser e a hora que desejar, pois funciona como uma televisão on demand.
IPTV é legal?
A transmissão de dados televisivos pela internet é algo que tem se tornado cada vez mais normal, já que faz parte da evolução das antigas transmissões, em que a comunicação vem migrando para a área digital em avançada velocidade.
Entretanto, surge a dúvida: IPTV é legal ou ilegal? É pirataria? Pois bem, vamos responder a essas dúvidas.
Ela não faz parte da pirataria, porém abre brecha para isso. Por exemplo: se você tem assinatura com alguma prestadora de TV paga, muito provavelmente deve haver algum acordo entre a transmissora e a prestadora liberando os dados para seu uso doméstico, limitando os direitos autorais.
Porém, tem se tornado normal a venda de aparelhos que desbloqueiam sinais de TV a cabo, liberando um leque variado de canais fechados para o comprador. Entretanto, se os dados transmitidos não tiverem um acordo com emissora produtora, esse tipo de transmissão se torna ilegal.
Portando, o IPTV só é legal se houver acordo entre ambas as partes: o produtor e o transmissor.
IPTV é segura?
IPTV é um meio seguro de assistir seus programas pela internet. Falando em segurança, é importante destacar que, atualmente, está cada vez mais fácil de algumas empresas descobrir dados dos clientes e vender a anunciantes, bem como atrair dezenas de rastreadores. Mas existem ferramentas para se esconder on-line e manter a privacidade na internet.
Entre elas, a VPN permite navegar de forma anônima e manter a sua segurança enquanto utiliza a web. Com essa ferramenta, o usuário está sempre seguro ao se conectar on-line.
Como a VPN pode ser útil para IPTV?
A VPN, Virtual Private Network (Rede Virtual Privada), é uma excelente ferramenta para ficar seguro e anônimo na internet. Se trata de criptografar os dados que entram e saem do seu computador quando está em casa ou utilizando um Wi-fi público.
O mercado oferece VPNs gratuitos e pagos. Porém, é aconselhável pagar por questão de maior segurança e tranquilidade. Ao apostar em um dos melhores servidores de VPN, você com certeza encontrará um recurso para suas necessidades.
E mais! Com a VPN você pode aproveitar muitos outros benefícios. Entre eles, ter acesso a muitos programas e aplicativos, filmes e séries que são bloqueados no Brasil, inclusive, com o uso da IPTV. Saiba mais o que é uma VPN através do vídeo abaixo.
Como exemplo, temos o caso da Hulu que concede acesso apenas aos Estados Unidos, sendo necessário um desbloqueio para ser acessada aqui. Além disso, com uma VPN, você não precisa se preocupar com o Traffic shaping, problema que muitas vezes é causado pelas próprias operadoras de internet, ISP.
Outra questão que merece atenção é o fato de os provedores de internet monitorarem o que você faz e vê on-line, resultando assim, na limitação de largura de banda. Isso pode, inclusive, fazer com que a IPTV seja bloqueada.
Com uma das melhores VPNs para IPTV, você poderá acessar programas com alta velocidade e desfrutando de total proteção, de forma ilimitada. Essa é uma solução perfeita para ter segurança em qualquer atividade on-line, já que a VPN garante privacidade, evita lentidão da velocidade, desbloqueia streamings com restrição, evita a limitação de largura de banda e permite o acesso a canais a qualquer lugar do mundo.
Quais são as vantagens de investir em uma IPTV?
Entrando na parte de vantagens, podemos dizer que a principal delas é ter o poder de escolher o que assistir e a hora que quiser, independentemente do tipo de conteúdo.
Outro ponto a ser ressaltado é a resolução da imagem fornecida pela internet, dependendo da sua velocidade banda larga. Geralmente essa resolução ultrapassa e muito se comparada com a fornecida por cabos e antenas.
Você também pode programar o conteúdo que deseja assistir, quando quiser e a hora que desejar, seja em TV, celulares ou computadores, dentro da sua própria casa.
Então, gostaram de conhecer sobre a tecnologia IPTV?
Utilizo streamings todos os dias. Não é atoa que eu troquei a tradicional Tv por assinatura por meio a streamings. O lado compatível nos preços dos streamings são os preços baixos de cada um deles. Por esse motivo eu saí da minha Tv por assinatura e migrei para um streaming na minha Tv.