iPhone vai reproduzir vozes digitalmente

A Apple revelou uma nova funcionalidade que permite que iPhones e iPads gerem reproduções digitais da voz de um utilizador.

Segundo o Tech Radar o recurso Personal Voice, aguardado como parte integrante do iOS 17, funcionará com o recurso Live Speech para permitir que os utilizadores gravem as suas vozes e se comuniquem com outras pessoas em chamadas de áudio ou plataformas como o FaceTime.

Cada pessoa pode criar uma voz pessoal lendo juntamente com um conjunto aleatório de prompts de texto para gravar 15 minutos de áudio no iPhone ou iPad. Com o Live Speech os utilizadores podem escrever mensagens no dispositivo para serem lidas em voz alta. Certas frases podem mesmo ser guardadas como atalhos. Se não o fizerem essas frases são lidas pela assistente digital do iPhone, a Siri.

A novidade destina-se a pessoas que sofrem de certas condições de saúde, como a ELA (esclerose lateral amiotrófica), que podem significar a perda da capacidade de falar no futuro.

Philip Green, membro do conselho e defensor da ELA na instituição de solidariedade Team Gleason, viu acontecerem mudanças significativas na sua voz desde que foi diagnosticado com ELA em 2018, mas, “o mais importante é poder comunicar com amigos e familiares”.

Esta funcionalidade está entre uma série de novas ferramentas que chegarão aos dispositivos da Apple ainda este ano, embora a empresa não aponte, para já, uma data concreta.

Outra novidade, chamada Point And Speak, permitirá que os utilizadores apontem o dedo para algo em frente à câmara e a aplicação vai ler o texto. Algo que pode dar jeito, por exemplo, para uma pessoa que queira ler o que está escrito nos botões do micro-ondas.

Esse recurso funcionará apenas em dispositivos Apple com um sensor LIDAR integrado – entre os modelos mais caros de iPhone e iPad da gigante da tecnologia.

A notícia chega antes da Conferência Mundial de Desenvolvedores, a 5 de junho, onde a Apple também deve revelar os seus novos auscultadores de realidade virtual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui