iPhone 5C não é um iPhone low-cost

iPhone 5C A expetativa sobre o novo iPhone low-cost era muita e muito se falava que o preço poderia descer bastante, mas o iPhone 5C não é o iPhone low-cost.

Foi durante o dia de ontem que a Apple realizou o evento de apresentação do novo iPhone 5S, com algumas novidades, o novo iPhone 5C, que é, basicamente, o iPhone 5 mas num design novo.

As especificações do iPhone 5C são as mesmas do iPhone 5, salvo alguns pormenores como uma aumento de bateria ou um melhoramento da câmara frontal. Com o lançamento destes dois smartphones, também foi anunciado a disponibilização do iOS 7, que acontecerá no próximo dia 18 de setembro, dois dias antes do lançamento de ambos os dispositivos.

Mas, afinal, o iPhone 5C é o iPhone low-cost?

iPhone 5C é uma Jogada de Marketing

Se olharmos para o iPhone 5C e o iPhone 5 a diferença é muito pouca, praticamente só o exterior é alterado. Em conjunto com o lançamento deste iPhone low-cost, o iPhone 5 foi mesmo descontinuado, mas a Apple continua a vender o iPhone 4S com 8GB de armazenamento. Não é isto uma jogada de marketing?

iPhone 5C preçoSe olharmos para os anteriores lançamentos de smartphones, o que tem acontecido é que o smartphone anterior continua no mercado com um preço mais reduzido, enquanto chega ao mercado um novo topo de gama. O que aconteceu agora? Em vez de o dispositivo anterior continuar num preço reduzido, foi descontinuado e lança-se um novo smartphone, com um design diferente mas ao mesmo preço.

Sim, se verificarmos os lançamentos anteriores, quando o iPhone 5 foi lançado, o iPhone 4S desceu para os 99 dólares num contrato de 2 anos, ou 549 dólares desbloqueado, que é exatamente o mesmo preço que o iPhone 5C terá no mercado.

Afinal o iPhone 5C é o iPhone low-cost?

A resposta é não. O que há é uma mudança na estratégia de marketing, que em vez de descer o preço do iPhone anterior, substituiu por um “novo”, com um design mais barato e colorido, para ir ao encontro do novo iOS 7. Além disso, aumenta os comentários sobre os modelos do iPhone e da Apple, como as notícias nos sites de imprensa que publicam o dobro das notícias sobre os dois “novos dispositivos”, logo a marca Apple e iPhone estão, ainda mais, na “boca do povo”.

iPhone 5C trás
Fonte: Engadget

Então, se o design é mais barato, não serão as margens de lucro maiores? Para adicionar aos vários fatores, o iPhone 5C pode ser um dos smartphones com maior margem de lucro da Apple, pois o iPhone 5 era construído em alumínio, os anteriores de “vidro”, enquanto este passa a utilizar o policarbonato.

Além disso, para os consumidores, em vez de adquirirem um “iPhone 5” que foi lançado no ano passado, logo supostamente um modelo passado, podem adquirir um modelo “atual” que foi lançado este ano.

Não estou a dizer que a jogada de marketing é errada, bem pelo contrário. Esta ideia da Apple, certamente, que impulsionará as vendas dos iPhones, no entanto não é o iPhone low-cost que todos esperávamos, nomeadamente para os mercados emergentes muito dominados pelo Android e pelos preços muito acessíveis que conseguimos encontrar nesses dispositivos.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

9 COMENTÁRIOS

  1. Low Cost é uma palavra que sempre foi proibida na Apple.
    Ela é certamente uma das empresas de tecnologia que tem a maior margem operacional do planeta. O que todos querem , mas poucos conseguem!!
    Os produtos são legais , é verdade , mas jamais justificam o preço que cobram por eles, alias tem empresas com produtos muito superiores e com preços mais baixos..
    Esse sucesso todo somente se justifica pela Legião de " Fanaticos" e fanatismo e razão estão tão distantes entre si quanto a terra de Plutão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here