Lamentavelmente, vai acontecer o mesmo com iPhone 5 que aconteceu com o Novo iPad. Apesar de vir com a tecnologia 4G, a mesma não funcionará em Portugal.
O iPhone 5 foi apresentado ontem, sendo um dos grandes destaque o primeiro dispositivo a ter tecnologia LTE com outras frequências além da utilizada nos Estados Unidos e Canadá. No entanto, as frequências disponibilizadas não funcionarão em Portugal.
A Apple criou 3 versões do iPhone 5, como pode ser visto no site da Apple, sendo que as frequências utilizadas para os países da Europa são as 850 MHz, 1800 MHz e 2100 MHz.
Ora aqui é que está o problema, é que as operadoras portuguesas só utilizam, até agora, a frequência de 800MHz para a tecnologia 4G, o que faz com que o nosso país não esteja entre os países que podem ter o iPhone 5 com 4G. As operadoras portuguesas têm outras frequências, 1,8 GHz e 2,6 GHz, essas com possibilidade de 4G, no entanto o mesmo irá necessitar de investimento em antenas.
Mas não somos só nós que iremos ver o iPhone 5 sem 4G. Segundo o Exame Informática, muitos dos países da Europa usam as frequências 800 MHz e 2,6 GHz, nenhuma delas adoptadas pela Apple.
Tendo em conta que o investimento em novas antenas não é da preferência das operadoras portuguesas, mesmo que o iPhone 5 chegasse cá a Portugal, a limitação ao acesso 4G não seria minimamente aliciante a aquisição de um iPhone 5 para o 4G.
Segundo o ComputerWorld, as operadoras portuguesas estarão em conversações com a Apple para poderem lançar o iPhone 5 com 4G, o que poderá significar que a Apple poderá memso criar uma versão para as frequências europeis e, assim, possa funcionar o iPhone 5 com 4G. Mas, até que haja novidades a realidade é esta:
Porque não escrevem Europa em vez de Portugal sempre a falar no nosso pais tamos bem para estarmos sempre a menosprezar o nosso pais … amigos da tecnologia.pt na europa tb não funciona o 4G …
Olá Ernesto.
Na realidade, há alguns países em que o 4G vai funcionar, apesar de a maioria das operadoras europeias também terem optado pelas mesmas frequências que nós.
Por exemplo, no Reino Unido e na Alemanha há operadoras que usam as frequências do iPhone 5, logo indicar Europa quando existe alguns países que terão o 4G, não seria uma informação correcta.
A notícia é mesmo sobre Portugal, que é isso que nos interessa.
Continue a acompanhar-nos.