Conforme anunciado nas últimas semanas, com o lançamento do iOS 16.4, o serviço SOS de emergência por satélite da Apple está finalmente disponível no iPhone 14, iPhone14 Plus, iPhone 14 Pro e iPhone14 Pro Max. O serviço irá chegar hoje à Áustria, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Portugal e Itália. Este serviço permite enviar mensagens de emergência na ausência de rede telefónica e cobertura Wi-Fi, bem como partilhar a sua posição via satélite.
Em caso de necessidade, mesmo que o utilizador não consiga discar 112, o iPhone já consegue contactar rapidamente para os serviços de emergência mantendo pressionada a tecla lateral e uma das teclas de volume até aparecer no cursor ‘SOS de emergência’.
Com o SOS de Emergência por Satélite, agora irá aparecer uma interface no iPhone que o ajudará a estabelecer uma conexão via satélite caso não existe cobertura de telefónica ou Wi-Fi. Antes de acionar o serviço, será mostrado um pequeno questionário que deverá ser respondido com informações que serão enviadas aos socorristas na mensagem inicial, de forma a entender imediatamente a situação e posição.
A Apple trabalhou em colaboração com especialistas para revisar questões e protocolos padrão e identificar os motivos mais comuns pelos quais os serviços de emergência são contatados.
Após o preenchimento do questionário, a interface guiará o utilizador até ao ponto para apontar o iPhone para conectar e enviar a mensagem inicial que, além das respostas ao questionário, também inclui a posição (incluindo altitude), o nível da bateria e o prontuário médico, se habilitado. As mensagens também podem ser partilhadas com os contatos de emergência configurados pelo utilizador.
A Apple lembra que o envio de SMS via satélite, dada a natureza dessa tecnologia, pode levar até alguns minutos, ou o tempo necessário para que as antenas se liguem ao satélite. Normalmente, leva 15 segundos.
Usando a demonstração integrada do Satellite Emergency SOS, os utilizadores podem testar a conectividade via satélite no seu iPhone conectando-se a um satélite real dentro do alcance sem entrar em contato com os serviços de emergência, permitindo que experimentem o processo e entendam como o serviço funciona.
O serviço pode ser usado para partilhar a sua localização mesmo senão estiver numa situação de emergência em áreas não cobertas por uma rede telefónica ou Wi-Fi. No aplicativo Find My, o utilizador pode abrir a guia ‘Me’, deslizar para cima para ver a sua localização por satélite e tocar em ‘Enviar minha localização’.
O SOS de emergência via satélite está disponível gratuitamente por dois anos a partir da data em que o serviço é disponibilizado. No momento, não há informações sobre custos após o término deste período promocional.