iOS 17.4: A nova era das lojas de aplicações nos iPhones

A Apple está prestes a lançar a primeira beta do iOS 17.4, uma versão que poderá trazer uma mudança significativa para os utilizadores de iPhone na União Europeia: a possibilidade de Sideloading. Esta funcionalidade permitirá aos utilizadores descarregar aplicações fora da App Store e utilizar lojas de aplicações de terceiros.

Esta mudança é uma resposta à Lei de Mercados Digitais da UE, que a Apple tem até 6 de Março para cumprir. Esta lei, entre outras coisas, obriga a Apple a permitir o Sideloading nos iPhones da União Europeia. A implementação desta funcionalidade poderá ocorrer no iOS 17.4, a próxima versão a ser lançada pela Apple.

A primeira beta do iOS 17.4 deverá ser lançada antes do prazo para cumprir a lei. Por isso, é provável que a primeira beta desta versão seja lançada já esta semana ou na próxima. No entanto, não se espera que o Sideloading esteja disponível nas primeiras betas; é possível que seja adicionado numa das últimas versões.

A Apple sempre se opôs à ideia de permitir o Sideloading no iPhone, argumentando que isso seria prejudicial para a segurança e privacidade dos utilizadores. A empresa tentou evitar esta obrigação de várias maneiras, alegando, por exemplo, que a App Store não pode ser considerada uma única plataforma, pois gere cinco diferentes (iPhone, iPad, Mac, Apple TV e a recém-chegada do Apple Vision Pro).

É provável que a Apple faça o mínimo necessário para cumprir a Lei de Mercados Digitais, tal como fez com a permissão para que os desenvolvedores coloquem os seus próprios pagamentos externos na App Store nos Estados Unidos. Neste caso, os desenvolvedores terão que solicitar permissão para obter um link especial e os pagamentos continuarão a ter uma comissão, embora esta seja um pouco mais reduzida, de 27% para 12%.

Estamos ansiosos para ver como a Apple implementará o Sideloading nos iPhones da UE. É claro que a empresa dará o seu toque e conscientizará os utilizadores sobre os efeitos que esta prática pode ter. Também será interessante ouvir as explicações que darão após a defesa que fizeram contra esta prática. Na minha opinião, esta é uma mudança positiva que dá mais liberdade aos utilizadores, mas também traz consigo novos desafios em termos de segurança e privacidade.

Fonte: Macrumors

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui