iOS 14.5 pode trazer um chip mais eficiente para o iPad

A Apple acabou de lançar a versão beta do seu iOS 14.5 para programadores e membros do public beta. Foi encontrado no código da versão iOS 14.5 uma menção a uma GPU de um processador designado por “13G”, processador esse que não equipa qualquer dispositivo actual da marca.

De acordo com o site 9to5Mac, chip referenciado pode ser o modelo A14X, sendo esta uma variante do A14 Bionic que se encontra presente na série iPhone 12 e no iPad Air de 2020.

A Apple supostamente terá uma previsão de lançamento para breve de dois novos modelos do iPad Pro que muito provavelmente virão equipados com o A14X. A reforçar tal facto, temos um relatório apresentado pelo Bloomberg onde é indicado que os tablets topos de gama da marca virão com um processador com potência equivalente ao M1.

De relembrar que o chip M1 lançado pela Apple vêm substituir os processadores Intel em algumas versões dos Mac. Produzidos pela TSMC utilizando o processo de 5nm, podemos contar com 16 mil milhões de transístores fazendo com que o M1 seja um processador bastante potente.

Só em termos de comparação com a versão A13 Bionic utilizada no iPhone 11, contamos com 8.5 mil milhões no chip A13 e 11.8 mil milhões no iPhone 12. O site 9to5Mac fez a sua própria pesquisa e descobriu que o A14X é baseado no T8103, uma parcela de código do chip M1. Também descobriram que os nomes código para os novos iPad Pro são J517, J518, J522 e J523.

Os futuros modelos do iPad Pro podem ser apresentados muito brevemente, com Ming-Chi Kuo e a grande maioria dos analistas a prever que durante o próximo mês seja revelado o modelo de 11″ e de 12.9 do iPad Pro.

Pelo menos um desses modelos pode vir com o ecrã mini-LED, havendo uma grande probabilidade do novo iPad Pro vir com suporte a redes sub-6GHz e 5G mmWave.

Fonte: Phone Arena

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui