iOS 12: Os filtros parentais da Apple são tão maus que permitem às crianças “aderir” a grupos terroristas

Os controlos parentais da Apple estão sob fogo no novo iOS 12 por serem inconsistentes. Se de facto diversos termos relacionados com sexo estão banidos do acesso aos menores, existem outros resultados que lhes permanecem abertos: como websites de extrema-direita ou de apoio ao terrorismo.

O Screen Time foi introduzido o mês passado pela Apple para o iOS 12. Utilizando o Screen Time, os pais podem esconder conteúdos inapropriados para os menores. Porém, aparentemente, os filtros deixam bastante a desejar.

O que é que o filtro permite e não permite?

Há certas pesquisas, que até não seriam problemáticas, e que não são permitidas. Por exemplo, “educação sexual”, ou “sexo seguro” são pesquisas que o Screen Time não permite ao menor. Porém, pesquisas muito problemáticas como construção de bombas, envenenamento ou até juntar-se a grupos terroristas são permitidas.

Isto ocorre porque o Screen Time tem um funcionamento demasiado simplista. Não permite ao menor pesquisas relacionadas com a palavra “sexo”, mesmo que sejam pesquisas educacionais. Porém, termos mais especificos relacionados com conteúdo pornográfico, ou termos relacionados com violência, extremismo e terrorismo são permitidos ao menor.

Demasiado conteúdo extremista permitido

A quantidade de websites relacionados com extremismo que são permitidos pelo filtro da Apple é impressionante. Desde websites directamente relacionados com grupos neo-nazis como o Daily Stormer, até websites que mostram conteúdo de grande violência às crianças.

Apesar destes filtros defeituosos, há soluções práticas para resolver o assunto dentro do Screen Time. O utilizador pode ir até ao Screen Time, ir às opções de privacidade e verificar as restrições de conteúdo. Nesse menu, os pais podem optar por apenas deixar as crianças visitarem um pequeno número de websites verificados pela Apple, ou podem adicionar websites à “lista negra”. Estas duas opções são a única forma de, neste momento, colocar o Screen Time a realmente proteger a criança de conteúdo ofensivo. Porém, ambas as opções são más ou insuficientes à sua maneira.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui