Investigadores desenvolvem sistema de AI em mochila para orientar utilizadores com deficiências visuais

O sistema utiliza uma câmara espacial 4K e tecnologia da Intel para processamento de imagem, e um auricular Bluetooth, que permite que os utilizadores controlem o sistema com a sua voz. Podem pedir-lhe para descrever o ambiente ou salvar o GPS localizações com um nome específico.

Jagadish K. Mahendran, do Instituto de Inteligência Artificial da Universidade da Geórgia, e investigadores da Universidade da Geórgia desenvolveram um sistema de mochilas para ajudar os utilizadores com deficiências visuais a compreender e poderem calcorrear nos arredores. A mochila usa uma câmara espacial Luxonis OAK-D, que tem um processador de IA, incorporando ´on-chip´ e usa tecnologia da Intel Movidius – num sistema de tecnologia de processamento de imagem.

A câmara 4K, que capta informações de profundidade, bem como imagens de cores, é embalada dentro de um colete ou num invólucro. O sistema utiliza o kit de ferramentas OpenVINO da Intel, e pode funcionar até oito horas, utilizando uma bateria de bolso alojada no invólucro. A mochila detém um dispositivo de computação leve com uma unidade GPS.

Os investigadores dizem que o seu sistema inclusive pode até detetar obstáculos (incluindo os superiores) e dizer ao utilizador onde estão através de pedidos de áudio. Também pode ler e identificar sinais de trânsito e também alterações na elevação. Pode, por exemplo, informar o utente de que há um sinal de stop no caminho, e uma passadeira, ou informá-los quando há uma calçada na frente deles.

Os investigadores planeiam abrir a fonte de código do projeto. Sugerem que o sistema é discreto, e não irá chamar a atenção enquanto é usado em público. A desvantagem é ter que carregar uma mochila para todo o lado. Talvez num futuro não muito distante, os investigadores poderão descobrir uma maneira de embalar este tipo de tecnologia num par de óculos inteligentes.

Fonte: Engadget

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here