Internet sofre maior ataque da história

Red Magic 3S

InternetServiços inacessíveis e lentidão do tráfego: são estes os principais problemas causados por aquele que os especialistas já classificaram de “o maior ataque de que há memória” à infraestrutura que suporta a Internet.

Na origem do ataque esteve um desentendimento entre o grupo europeu de combate ao spam, Spamhaus, e a Cyberbunker, empresa holandesa de serviços de data center. A Spamhaus listou a Cyberbunker como spam e esta terá retaliado com ataques DDoS, No site da Cyberbunker, há uma nota que acusa a Spamhaus de incluir a empresa  indevidamente na lista de bloqueio. A Cyberbunker diz também que se reserva no direito de hospedar todo o tipo de informação nos seus servidores “exceto pornografia infantil e material relacionado com terrorismo”, nunca admitindo, todavia, a sua ligação aos ataques.

O certo é que desde o dia 18 deste mês alguns sites e serviços têm estado em baixo e a internet tem estado mais lenta. Os ataques são dirigidos ao sistema de resolução de nomes na Internet (DNS – Domain Name System). A técnica usada pelos criminosos consiste na negação do serviço (DDoS). Os hackers começam por infectar alguns computadores com malware que permite controlar os PCs remotamente. Depois, esses computadores são utilizados para inundar os servidores-alvo com solicitações de dados. A sobrecarga de solicitações acaba por impedir o normal funcionamento dos servidores e da rede à qual estão ligados.

O ataque já está a ser investigado por especialistas em segurança. Não é a primeira vez que a Spamhaus é vítima deste tipo de ataques e já em outras ocasiões havia responsabilizado a Cyberbunker. Certo também é que os ataques informáticos estão cada vez mais frequentes e mais intensos. O perigo de serviços considerados básicos, como email ou homebanking ficarem inacessíveis num futuro próximo é cada vez mais real.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here