Inteligência Artificial nos negócios – Como usá-la no dia a dia das empresas

As empresas devem estar em sintonia com as possibilidades e vantagens que a era digital oferece. Ter um site, um serviço de hospedagem de sites e um registro de domínio é o tripé básico para garantir a indispensável presença online, fator fundamental para o êxito de qualquer empreendimento em tempos de internet.

Porém, a gestão de um negócio no atual contexto não se resume apenas a um domínio na web. A tecnologia moderna traz para as empresas – tanto para as pequenas quanto para as grandes – o avanço da IA, a chamada Inteligência Artificial.

Será que é seguro delegar tarefas para máquinas que sabem ler alguns algoritmos? A resposta é sim e isso já acontece há um bom tempo. Quer saber mais sobre a Inteligência Artificial pode ajudar no dia a dia das empresas? Então confira os tópicos desse artigo.

  • IA – Tornando o seu negócio mais inteligente
  • Inteligência Artificial na agricultura
  • IA faz bem para a saúde – Inteligência Artificial na telemedicina
  • Robôs ao trabalho
  • Os bons resultados para os negócios

IA – Tornando o seu negócio mais inteligente

Hoje você já deu uma olhada na grade de programação da sua Netflix? Se você reparar bem, ela é hábil em sugerir séries e filmes do seu agrado. Isso ocorre por causa da Inteligência Artificial.

As suas curtidas e não curtidas mostram para os algoritmos desse serviço de streaming o que mais lhe interessa na hora em que você senta na frente da TV ou do computador para assistir entretenimento. E isso vale para outros serviços semelhantes, como o Spotify, o Youtube, Disney Plus e outros.

Mas a Inteligência Artificial não fica restrita apenas para apresentar o cardápio variado dos serviços de streaming. Ela também aparece para auxiliar outros segmentos de negócio. O uso de atendentes virtuais em lojas online é um exemplo disso.

Mas a situação vai muito além disso. Os recursos de IA possuem o objetivo de facilitar os diferentes procedimentos de uma empresa, otimizando etapas e ajudando a tomada das decisões, sempre com intuito de proporcionar o crescimento da organização.

Graças a isso, ela também melhora um outro fundamento importante em qualquer empresa: o atendimento ao cliente e a experiência de compra.

Quer um exemplo prático disso para os negócios? Basta saber que assistentes virtuais, como o Google Assistente, presente nos smartphones, viabilizam a coleta de dados envolvendo as pesquisas que os clientes fazem na web.

Tudo isso ajuda as marcas a conhecerem melhor o perfil dos seus clientes e, com isso, oferecer produtos e serviços com mais qualidade.

Inteligência Artificial na Agricultura

A agricultura é uma das atividades mais importantes e também antigas da humanidade. Civilizações foram erguidas com a expansão e a prática dessa atividade.

Ao longo dos anos várias tecnologias foram desenvolvidas e utilizadas para facilitar e melhorar as atividades agrícolas. Se antes era o arado, hoje também é possível contar com aplicativos e ferramentas de Inteligência Artificial que auxiliam no cultivo das lavouras.

As empresas que atuam no segmento da agricultura e da pecuária podem usar algumas tecnologias que beneficiam vários aspectos do dia a dia, como veremos nos exemplos a seguir.

Veículos mais inteligentes

Os modernos recursos de GPS e de IA podem ser utilizados para conferir mais autonomia em veículos essenciais para a colheita e as plantações, tais como tratores e máquinas colheitadeiras.

A Inteligência Artificial pode ser utilizada nesses veículos com o intuito de detectar ameaças por meio de informações sobre o histórico da lavoura contidas em banco de dados. Isso auxilia a evitar o ataque de pragas e utilizar a dosagem adequada de agentes defensivos.

Previsão do tempo

Não adianta, o clima é o maior aliado e, não raras vezes, o maior obstáculo de uma boa safra. A agricultura depende muito das variações de humor do clima.

Por causa disso, ter uma previsão se vai chover ou não, saber se o próximo verão será de seca ou não, todos esses detalhes são cruciais para determinar o quanto e o quê o agricultor deve plantar.

Diante disso, hoje em dia já existem recursos de aprendizado de máquina que facilitam o cotidiano dos agricultores na hora de saber como o tempo vai colaborar (ou não) com o trabalho.

Acompanhamento das lavouras e dos rebanhos

Com o uso de drones e análise de dados, os produtores se tornam aptos a detectar ínfimas, mas importantes mudanças plantação. Isso facilita promover avaliações do solo, com o intuito de ver se ele apresenta baixos nutrientes ou algum outro tipo de empecilho.

O dia a dia nas empresas que atuam no segmento da pecuária também ganha vantagens com a Inteligência Artificial.

Graças a aplicativos e recursos de Aprendizado de Máquina (Machine Learning), há a possibilidade de acompanhar o estado de saúde dos rebanhos, adotando com isso providências com o intuito de amenizar ou sanar de vez tais dificuldades.

IA faz bem para a saúde – Inteligência Artificial na telemedicina

Quem atua em um empreendimento voltado para a saúde, como uma clínica, também pode utilizar a Inteligência Artificial para obter melhores resultados na gestão.

Com algumas ferramentas de IA à disposição, os médicos e demais profissionais da saúde podem efetuar atendimentos à distância e consultar rapidamente o histórico de um paciente, por exemplo.

O benefício disso é facilitar uma série de situações que são essenciais no dia a dia de um consultório médico ou hospital. Vamos ver então alguns exemplos práticos sobre isso abaixo.

Diagnósticos melhores com a ajuda da IA

Os softwares de Inteligência Artificial são capazes de proporcionar imagens cada vez mais precisas e nítidas. Isso permite identificar transtornos e enfermidades de modo mais rápido e eficiente do que é quando feito com métodos analógicos.

Além do mais, muitas dessas tecnologias de Inteligência Artificial conseguem detectar condições médicas que, de uma forma geral, não podem ser vistas pelos médicos.

A utilização dos dispositivos wearables

Os “dispositivos vestíveis” combinam perfeitamente tecnologia e praticidade, pois permitem um monitoramento mais adequado dos pacientes.

Os wearables, que em português significa “vestíveis”, são dispositivos que todos nós conhecemos. Eles consistem em pulseiras, óculos, bótons e demais acessórios que podem ser usados pelos pacientes.

Por meio deles os médicos e enfermeiros podem monitorar à distância as características que são essenciais para o tratamento dos pacientes, tais como batimentos cardíacos, calorias e outras informações relevantes.

Analisar banco de dados

Por meio da Inteligência Artificial aplicado na saúde os médicos podem realizar um rastreamento mais preciso a respeito do estado de saúde do paciente e sobre o histórico familiar.

Essa análise feita de modo eficiente é extremamente importante para avaliar a probabilidade do paciente contrair uma determinada doença.

Robôs no trabalho

Quando o assunto é Inteligência Artificial no dia a dia dos negócios, vem à mente uma sigla muito importante. Na era digital ela é conhecida como RPA.

A Robotic Process Automation, que em português significa Automação de Processos com uso de Robôs, tem o objetivo de ajudar na realização de tarefas consideradas repetitivas e cansativas para os funcionários de uma determinada empresa.

Desse modo, a RPA, ou seja, a utilização de robôs, permite que tais tarefas sejam efetuadas por softwares adequados para esse objetivo.

Por meio da RPA é mais fácil trazer para o seu negócio mais produtividade e eficiência nos serviços.

A Automação de Processos por meio de robôs é uma amostra do quanto a Inteligência Artificial é cada vez mais relevante para as empresas.

As alternativas que a RPA contempla vai desde as mais essenciais, como um envio de um e-mail automático, até as mais complexas, como o uso de chatbots, por exemplo. Para entender mais vamos ver algumas das aplicações de RPA no dia a dia das empresas.

Atendimento otimizado

Automatizar o atendimento por meio de robôs é bastante útil para o e-commerce, especialmente durante e depois do período da pandemia, em que as compras feitas por meio da internet deram um salto significativo.

Os chatbots, por exemplo, são fundamentais nesse processo. O funcionamento da maioria deles se dá por meio do “Machine Learning”, ou seja, do Aprendizado de Máquina. Com isso, eles podem sanar as dúvidas básicas dos clientes.

Produção de relatórios

Os softwares robóticos podem ser usados para gerar relatórios dos mais variados tipos e de diferentes objetivos. Diante dessa possibilidade, os colaboradores irão se empenhar nas tarefas que serão prioridades.

O fato é que graças a esses recursos de Inteligência Artificial, contando com softwares robotizados, é possível, por exemplo, diminuir a falta de produtividade e reduzir gastos causados por retrabalho e outros problemas.

A equipe de colaboradores se torna mais proativa e conhece melhor as prioridades. Além dos gastos de operação diminuírem, os processos são feitos com mais qualidade, melhorando o aspecto da produtividade.

Gestão de banco de talentos do Recursos Humanos

O fluxo de funcionários em uma determinada organização pode ser um fator que impede o crescimento da mesma, a impedindo de poder contar com uma equipe coesa.

Por causa disso, com o propósito de oferecer uma boa gestão desse setor, a utilização de recursos tecnológicos e automatizados de IA traz mais segurança e eficiência.

Isso acontece por meio do cruzamento de dados que estabelece alguns padrões de características pré-determinadas. Com isso é possível “programar” uma equipe mais entrosada e com o perfil adequado para a empresa.

Os bons resultados que a IA traz para os negócios

A presença da Inteligência ajuda a garantir êxito em todos os setores do empreendimento. O atendimento melhora a produtividade dos colaboradores também e, como resultado, a empresa se destaca entre os concorrentes e reforça o posicionamento da marca. Vale salientar também outros benefícios que fazem grade diferença.

Segurança Digital

A área de Tecnologia da Informação (TI) é uma das que mais ganham em qualidade diante da Inteligência Artificial aplicada em seus processos.

Os algoritmos inteligentes e a aprendizagem de máquina (características da IA) são fundamentais para encontrar ataques virtuais de várias origens e tipos.

Desse modo, a segurança da informação de uma empresa se beneficia diante da maior agilidade e exatidão, pois os sistemas de defesa adquirem mais capacidade de adotar decisões seguras e automatizadas, baseadas na variedade de informações e dados.

Caso ocorra uma invasão, por exemplo, os profissionais de TI poderão confiar na Inteligência Artificial e em suas indicações para amenizar ou solucionar as falhas e problemas.

Otimização do Banco de Dados

O termo “Big Data” é um dos mais difundidos na era digital. Também não é para menos, pois o Big Data é uma referência ao enorme volume de dados que podem ajudar os gestores na elaboração das estratégias de Marketing e de negócios em geral.

Os dados são importantes na moderna gestão de negócios. Mas além de coletá-los, é preciso organizá-los e analisar a relevância deles, avaliar quais são úteis para os negócios e quais serão descartados.

Dessa forma, é aí que vem a Inteligência Artificial com recursos e ferramentas aptos para identificar determinados padrões e cruzar informações rapidamente, o que facilita na hora de tomar as decisões.

Diferencial competitivo

O uso da Inteligência Artificial, tanto para a análise de Big Data, atendimento ao cliente e outros recursos, trazem mais autoridade e credibilidade para a marca da empresa, a tornando mais relevante e conhecida entre os consumidores.

A Inteligência Artificial há muito tempo deixou o terreno da ficção e invadiu o dia a dia das empresas

As vantagens que ela traz para todos os segmentos de negócios são várias. A agricultura, a medicina, a educação, a indústria e o comércio passam a colher os bons frutos dessa tecnologia.

A análise de dados, o atendimento qualificado ao consumidor, o aumento da produtividade, tais possibilidades se tornam ao alcance de qualquer empresa.

Por isso, além de construir uma boa presença digital com um site e um registro de domínio, é importante que os gestores levem para os seus respectivos negócios as tecnologias de IA. Com isso, a empresa e os clientes saem ganhando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui