Inteligência artificial e AVC

O AVC é algo complicado de prever. Normalmente acontece sem que estejamos à espera e o as consequências podem ser devastadoras. Por este motivo é importante avaliar bem toda a situação e diagnosticar a severidade da condição do paciente. Mas pode este processo todo ser melhorado?

O problema das lesões manuais segmentadas é que consomem muito tempo. E infelizmente erros acontecem. Por vezes algumas situação de AVC são diagnosticadas como não sendo AVC. No entanto, cientistas estão a começar a introduzir tecnologia da Inteligência Artificial no diagnóstico e esta situação pode melhorar a qualidade do diagnóstico e o tempo de tratamento.

Essencialmente, trata-se de um sistema automático que consegue ver através das imagens da ressonância magnética. Mas o sistema até é bem complexo. Compara as imagens e consegue identificar potenciais lesões que tenham ocorrido ou que possam ocorrer.

Este método também tem a vantagem de o preço ser eficiente tendo em conta o seu custo. O sistema não requer grande poder de computação e memória, o que faz com que seja acessível para os sistemas de computadores normais que encontramos nos hospitais. A prova disso é que até ao momento tem havido concordância entre o trabalho realizado pelos médicos e pelo sistema.

Existe, no entanto, um consenso entre os cientistas que este método não serve para substituir os radiologistas mas antes para os ajudar no seu trabalho. O objectivo é apenas o auxilio no trabalho e tornar o diagnóstico mais rigoroso.

Uma grande vantagem em usar tecnologia de Inteligência Artificial é o facto de tornar o processo mais rápido. O sistema consegue analisar mais rápido o banco de imagens e identificar lesões. Sendo assim, acredita-se que no futuro iremos encontrar mais sistemas com tecnologia de Inteligência Artificial nos hospitais com o objectivo de ajudarem os médicos e para nosso beneficio enquanto pacientes.

Fonte: technology.org

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here