Intel XeSS é a resposta da marca aos NVIDIA DLSS e AMD FidelityFX Super Resolution

A Intel é uma empresa que tem dado muito que falar nos últimos dias com novos anúncios, revelações e rumores a circularem pela internet acerca das novas gráficas da empresa ou dos seus novos processadores de 12ª e 13ª gerações, as Alder Lake e Raptor Lake respetivamente.

A empresa revelou recentemente a sua nova marca Intel Arc que será responsável pelas placas gráficas de alto desempenho Alchemist, dedicadas para o gaming, e surgiram ainda online os valores de consumo de energia da 13ª geração de processadores, a Raptor Lake, e a sua comparação com os da 12ª geração, a Alder Lake.

Falando acerca do tema de placas gráficas, a Intel acabou recentemente de anunciar, no dia 19 de agosto, a sua nova tecnologia de downgrade e upscaling com suporte de inteligência artificial para o mundo do gaming, o Intel XeSS (Xe Super Sampling), que é basicamente uma resposta da empresa ao pioneiro NVIDIA DLSS e ao AMD FidelityFX Super Resolution e que é compatível com qualquer gráfica das concorrentes.

De acordo com o anúncio feito pela Intel, o Intel XeSS é uma tecnologia de upscaling, como já referi, que funciona a partir duma rede neural de deep learning que faz uma reconstrução dos detalhes da cena presentes na tela do jogador e, analisando todos pixels ao mesmo tempo, esta realiza um processo de upscaling temporal para melhorar a qualidade da imagem e proporcionar uma maior performance aos jogadores.

Esta nova tecnologia é bastante semelhante aos NVIDIA DLSS e AMD FidelityFX Super Resolution mas, ao contrário do NVIDIA DLSS, o Intel XeSS, tal como o AMD FidelityFX Super Resolution, não será uma tecnologia exclusiva para as placas gráficas da Intel, como já referi acima, funcionando com qualquer gráfica da NVIDIA ou da AMD.

De acordo com a empresa, haverão duas versões da tecnologia, uma será acelerada pelo XMX e estará presente nos Intel Xe HPG e outra será acelerada por DP4a que pode ser usada nas placas gráficas das concorrentes. No entanto, parece que a versão com DP4a será um pouco menos eficiente no processo, mas ainda assim promete inúmeros bons resultado.

A Intel afiram que “Estamos a habilitar o Intel XeSS numa variedade de hardwares, incluindo as das empresas rivais. Nós conseguimos isso através do uso da instrução DP4a, que está disponível numa grande gama de componentes, incluindo os integrados Iris Xe e nos GPUs mais discretos.”

Além disto, a Intel mostrou alguns resultados da sua nova tecnologia. De acordo com a empresa, o Intel XeSS consegue entregar até duas vezes mais performance e permitir um aumento de resolução de 1080p para 4K com uma ótima qualidade de imagem muito semelhante ao 4K nativo.

A Intel também revelou mais novidades acerca das suas novas placas gráficas, as Intel Xe ARC, que chegam em 2022. Como já se sabia, a primeira geração de gráficas da empresa é conhecida como Alchemist.

O Intel XeSS é de facto a resposta da empresa às suas concorrentes e, juntando isto comas novas gráficas, pode-se dizer que a Intel está de volta em força ao mercado global de computadores, especialmente no que toca ao gaming, algo muito bom para todos no geral e em especial para os fãs e compradores de produtos da Intel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui