Intel pode vir a confirmar em breve a compra da Tower Semicondutor

A Intel Corp pode vir a adquirir a empresa israelita fabricante de chips Tower Semiconductor por cerca de 6 bilhões de dólares. A empresa produz chips para diversos países do mundo. A notícia foi dada pelo The Wall Street Journal, que acrescenta que as duas empresas podem vir a chegar a acordo nos próximos dias. Quando questionada sobre esta possível compra, a Intel recusou-se a comentar.

A Tower Semiconductor produz chips para diversos mercado como saúde, automóvel e até para equipamentos industriais. Atualmente atua em países como Israel, Itália, Estados Unidos e Japão e está avaliada em 3,6 mil milhões de dólares.

Se o acordo for fechado, aumentará a capacidade da Intel fabricar diferentes tipos de chips, desde os mais avançados aos mais antigos (mas igualmente importantes). A Intel historicamente concentrou-se no desenvolvimento de processadores mais avançados, e vendeu equipamentos mais antigos a outras empresas.

No ano passado, sob o comando do recém-nomeado CEO Pat Gelsinger, a Intel lançou o Foundry Services, uma unidade através da qual pretende criar chips para terceiros – por exemplo para a Qualcomm – e que tem previsto um investimento de 20 mil milhões de dólares, tratando-se de um plano bastante ambicioso mas que reforçará a sua posição no mercado. Neste âmbito, em março, a Intel anunciou que iria criar duas fábricas no Arizona.

A Intel revelou, também no ano passado, a sua estratégia para voltar a ser líder de mercado, tendo referido que irá apostar em três áreas: produção interna, fortalecimento dos acordos com parceiras como a TSMC, Samsung e GlobalFoundries, e priorizar a nova unidade Intel Foundry Services, que vai produzir chips x86, Arm e RISC-V para terceiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui