A Intel vai fazer mais alterações na nomenclatura dos seus populares processadores. Depois de ter descontinuado as linhas de processadores Celeron e Pentium, agora a marca vai retirar o “i” associado à gama de processadores Intel Core, que podem vir a ter outro nome.
A segunda maior fabricante de chips semicondutores do mundo (só ultrapassada pela Samsung) quer afastar-se dos Core i3, i5, i7 e i9, para começar a adotar outra estratégia de nomes, agora tendo como base a palavra Ultra, e podem vir a surgir outros nomes ainda mais incomuns.
O boato de que esta mudança poderia estar a caminho surgiu logo após o aparecimento de um benchmark de um novo e desconhecido processador em Ashes of the Singularity, que identificava o processador do computador como sendo um Intel Core Ultra 5 1003H. Quando isso aconteceu, Bernard Fernandes, Diretor de Comunicação Global da Intel, publicou no Twitter que, com a chegada dos futuros processadores Meteor Lake, serão introduzidas alterações nos nomes e marcas dos seus produtos.
Em termos práticos isto significa que o Core i5 vai mudar para um processador de gama média e adotar a descrição Core Ultra 5 para o mesmo. Para já, estas são as designações que muitos acreditam que venha a ser adotada pelos processadores Intel (a designação Ultra deverá ser opcional):
- Core i9 1xx00H – Core (Ultra) 9 1x0xH
- Core i7 1xx00H – Core (Ultra) 7 1x0xH
- Core i5 1xx00H – Core (Ultra) 5 1x0xH
- Core i3 1xx00H – Core (Ultra) 3 1x0xH
Não se sabe, no entanto, se esta alteração terá impacto só nos processadores para dispositivos móveis, ou se também passa para os processadores de sistemas desktop.
De recordar que também a AMD, com o mais recente lançamento de processadores móveis, alterou a sua nomenclatura para um formato que permanece de difícil compreensão, tanto para o utilizador final como para os próprios parceiros.
Fonte: Anandtech