A Intel já lançou os Ivy Bridge, os primeiros processadores fabricados através da micro-arquitectura de 22 nanómetros.
Nesta primeira fase, a Intel lançou no mercado os processadores quad-core Core i5 e Core i7 para computadores de secretária e portáteis de maiores dimensões, enquanto que os processadores dual-core e os de baixa potência, nomeadamente para os dispositivos mais finos, como os ultrabooks, apenas estarão disponíveis no final da primavera, revelou fonte da empresa.
Os processadores Ivy Bridge marcam a mudança da arquitectura de 32 nanómetros para 22 nanómetros através da mais recente tecnologia no fabrico de transístores, com um tamanho inferior e beneficiando de uma maior eficiência e poder computacional muito superior – “o desempenho do processador aumentou cerca de 20 por cento, usando 20 por cento menos de energia,” afirmou Kirk Skaugen, chefe-executivo da divisão de PC’s da Intel, para a BBC.
Os novos processadores foram desenvolvidos através da nova tecnologia Tri-Gate, permitindo criar transistores de silício “3D”. Esta novidade permite criar transístores mais eficientes e com um maior aproveitamento energético.
Embora o lançamento dos novos processadores da Intel tenham sofrido vários atrasos relacionados com o novo processo de fabricação de 22 nanómetros, a empresa aguarda com expectativa, conseguir dispor de mais de 50 por cento de unidades disponíveis nos primeiros seis meses após o lançamento, do que o que aconteceu com o lançamento no ano passado da arquitetura Sandy Bridge.