Intel faz campanha para se afirmar como Campeã em CPUs…

A Intel está tentando se firmar como a campeã dos processadores(CPU) após o lançamento dos processadores da série Ryzen 3000, e a mais recente tentativa da companhia vem na forma de benchmarks comparando o Intel Core i7-9700K ao Ryzen 9 3900X, Relatórios MSPowerUser. Comparações de benchmark da Intel vêm na forma de uma apresentação de slides, e mostram a CPU da Intel ganhando na maioria dos casos. Os benchmarks incluem SYSmark, MobileMark, WebXPRT e 16 títulos de videogames.

A escolha dos benchmarks parece ter como objetivo “um dia-a-dia realista” de acordo com um slide e um “melhor indicador da experiência do PC convencional” de acordo com outro. O SYSMark executa aplicativos reais, como programas do Microsoft Office, e o MobileMark e o WebXPRT executam algumas tarefas típicas do computador.

Em seguida, a Intel afirmou “a par ou melhor” o desempenho em uma variedade de jogos de vídeo, com o processador Ryzen apenas vencendo em Ashes of the Singularity: Escalation e Assassin’s Creed Odyssey. A Intel declarou Final Fantasy XV, Far Cry 5, CS: GO, PUBG e Shadow of the Tomb Raider, entre outros jogos, por si só.

Algumas coisas não-ditas

Embora o que a Intel está reivindicando em seus slides possa ser o caso, há muitas informações ausentes e algumas considerações importantes não são mencionadas.

Por exemplo, nos benchmarks de videogame, a Intel alega desempenho par ou melhor, mas não indica quais dos jogos estavam apenas no mesmo nível, dando assim uma vitória para o que pode ser apenas um empate. Também vale a pena notar que muitos dos jogos listados são mais antigos, como Grand Theft Auto V, CounterStrike: GO e Crysis 3.

Outra consideração importante é a configuração do sistema. Nós não vemos um slide mostrando a configuração exata da máquina Ryzen, e enquanto a Intel provavelmente montou máquinas similares, o desempenho da CPU Ryzen pode variar significativamente dependendo da RAM instalada.

Depois, há o grande elefante na sala: caso de uso. A Intel enfatiza casos de uso realistas, mas falha em reconhecer que o Intel Core i7-9700K e o Ryzen 9 3700X não são CPUs para usuários típicos de computadores que só querem navegar na web e extrair planilhas.

São componentes de alto desempenho destinados a pessoas com necessidades de computação sérias. Benchmarks como o Cinebench mostram o desempenho bruto que as pessoas podem obter de uma máquina, e as contagens de núcleos podem realmente ser úteis quando se trata de cargas de trabalho de criativos.

Há extras para o Ryzen 9 3900X também, como o suporte a PCIe 4.0, um cooler incluído e a possibilidade de futuros jogos e programas oferecerem suporte aprimorado para mais núcleos e threads, já que fabricantes de chips como AMD e Intel continuam impulsionando esses números .

A Intel pode estar postando uma vitória para si mesma aqui, mas ainda estamos de pé em nosso ranking dos melhores CPUs , que vê o Ryzen 9 3900X diretamente no topo.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here