Intel desiste de Meego e cria Tizen com a Samsung

A Intel anunciou que irá desistir de evoluir o sistema operativo Meego e que, fruto de uma parceria com a Samsung, irá criar o Tizen baseado em Linux e virado para o html5.

No início do mês, a Intel veio desmentir que iria desistir de desenvolver o Meego, sistema operativo open source da Intel em parceria com a Nokia. No entanto, ontem vem um anuncio em sentido contrário.

A Intel vai deixar, mesmo, de desenvolver o Meego e vai focar-se neste novo sistema operativo baseado, também, no Linux. Segundo a Intel, o futuro pertence ao html5 e com o Meego seria muito mais dificil de conseguir e que o Tizen será mais fácil de chegar ao objectivo.

Mas, o Meego continuará com o seu código aberto e estará no site do Linux, e há boas notícias para os programadores de aplicações do Meego. As aplicações do Meego continuarão a funcionar no Tizen, sem ser necessário qualquer adaptação.

Sobre o Tizen, há muito pouca informação confirmada. Sabe-se que a Intel juntou-se com a Samsung para o desenvolvimento deste sistema operativo e tem o apoio do grupo LiMo Foundation, um grupo de fabricantes de telemóveis e operadores, como por exemplo a Samsung, Panasonic Mobile, Telefonica e Vodafone.

A primeira versão do Tizen poderá surgir no Mobile World Congress do próximo ano e os primeiros telemóveis surgirão no segundo trimestre de 2012.

Fonte: Thisismynext e Tizen.org

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here