Intel aposta em processadores de 14nm

A Intel pode ter migrado para nós de processo de 10 nm para seus processadores Ice Lake (CPUs), mas parece que 14nm ainda é o foco do desktop. E pode não ser uma coisa tão ruim, pois um vazamento recente mostrou o que poderia ser uma nova CPU Intel Core i5 com 6 núcleos e 12 threads usando a nova arquitetura Comet Lake-S, relata o HotHardware .

O vazamento mostra uma CPU Intel testada em uma placa-mãe da série H400, que entendemos ser projetada para processadores de desktop Comet Lake-S usando o soquete LGA 1200. Além dos 6 núcleos e 12 threads do chip, é mostrado com uma velocidade de clock base de 2,0 GHz e um total de 12MB de cache L3 e 3 MB de cache L2.

Atualmente, a Intel já introduziu CPUs Ice Lake de 10 nm e CPUs Comet Lake de 14 nm para dispositivos móveis, mas ainda não vimos as versões desktop desses processadores ainda aparecerem. E, embora seja lamentável que estamos vendo mais um chip de 14 nm para desktop, a Intel parece estar aumentando a aposta para desafiar melhor a AMD desta vez.

Rival AMD

O grande impulso da AMD na introdução do Ryzen, e agora com o Ryzen 3000 , tem deslumbrante contagem de núcleos e multiencadeamento para aumentar ainda mais o desempenho. Se a Intel introduzir um Intel Core i5 de 6 núcleos / 12 threads, como sugere esse vazamento, poderia haver uma competição melhor pelos chips da AMD do que os processadores Core i5 anteriores, que não possuíam hiperencadeamento.

A velocidade do clock de 2.0GHz pode ser uma preocupação, mas o chip vazado é provavelmente uma amostra de engenharia que não está sendo executada nas velocidades que os modelos de produção atingirão.

Rodar em uma velocidade mais alta pode ajudá-lo a competir com algo como o Ryzen 5 3500 , que também possui 6 núcleos e é executado a uma velocidade de clock base de 3,6 GHz (embora tenha 32MB de cache L3 muito mais pesados). No entanto, quando se trata do topo do pacote, ainda estamos aguardando a CPU Comet Lake de 10 núcleos detectada em vazamentos anteriores.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here