Instagram não apaga o conteúdo que queremos apagar?

Quando apagamos alguma coisa do Instagram esperamos que tenha sido apagada mesmo de vez. Mas parece que não tem sido bem assim. O pesquisador de segurança Saugat Pokharel pediu uma cópia das fotografias e mensagens ao Instagram e qual não foi o espanto que de entre a informação que recebeu estavam fotografias e mensagens que ele tinha apagada à mais de um ano atrás.

Desta maneira Saugat percebeu que a informação, mesmo tendo sido apagado pelo utilizador, não foi na realidade apagado dos servidores do Instagram.

Quando questionada com a situação, a empresa afirma que tal se sucedeu devido a uma falha no sistema que está agora resolvida. Saugat Pokharel recebeu um prémio de 6000$ por ter descoberto esta situação. Segundo este pesquisador o problema foi descoberto em outubro do ano passado e resolvido no inicio deste mês.

instagram

Antes de este problema ter sido resolvido a verdade é que mesmo depois de apagar algum conteúdo o utilizador podia ir à opção “Download Your Information” e iria receber não só as publicações que tinha no Instagram como também o conteúdo que tinha sido apagado pelo utilizador (esta opção foi implementada no Instagram em 2018).

Após este problema ter sido resolvido o Instagram afirma que não se encontrou nenhuma evidencia que o problema ter voltado. A empresa também afirma que agradece ao pesquisador por ter levado este problema à atenção do Instagram.

A verdade é que não se sabe ao certo se esta situação estava a afectar todos os utilizadores do Instagram ou apenas alguns. Também se sabe que quando apagamos algum conteúdo deste tipo de serviço existe um tempo em que esse conteúdo não está completamente apagado (ou seja a ação de apagar conteúdo não é automática, demora a acontecer).

No caso o Instagram, a empresa afirma que demora cerca de noventa dias a apagar o conteúdo que o utilizador quer apagar. Também se sabe que este problema encontrado no Instagram já tinha sido identificado em plataformas semelhantes (por exemplo o Twitter).

Fonte:  The Verge

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here