Instagram captura os seus dados e não oferece uma ferramenta de portabilidade

É díficil apagar o Facebook sem alternativa viável mas, pelo menos, você pode exportar todos os seus dados. Infelizmente, não existe essa opção no Instagram e essa falta de portabilidade de dados coloca você à mercê das decisões políticas desta rede social. E, isso pode colocar os utilizadores em risco, já que aqueles que procuram fazer backup das suas contas e conteúdos são forçados a utilizar aplicações de terceiros não oficiais que exigem a sua password.

Em 2010, o Facebook lançou a ferramenta “Download Your Information”. Ela permite-lhe exportar um arquivo zip com todas as suas atualizações de fotos, status, mensagens, informações de perfil, lista de amigos e muito mais. Dessa forma, se quisesses abandonar o Facebook poderia levar todos os seus dados e configurá-los noutra rede social. Em oito anos, o Instagram ainda não criou a sua própria ferramenta, não oferece uma maneira de fazer download das suas fotografias nem vídeos, após partilhá-los no feed. A opção mais próxima é “partilhar via email”.

Algumas ferramentas de terceiros surgiram para colmatar esta lacuna no Instagram, mas as suas práticas de segurança e privacidade são bastante questionáveis. Insta Saver, Picodash, Vibbi InstaPort e Download 4K são algumas dessas aplicações que exigem os seus dados de login do Instagram e permitem exportar as suas fotografias. Mas, o que realmente acontece com as suas fotografias através dessas ferramentas, ainda não está claro. O resto das informações do seu perfil ou fotografias onde foi identificado, bem como as pessoas que segue ou que seguem você estão “presos”.

No dia 25 de maio, a lei de privacidade do GDPR na Europa entra em vigor e, até lá, o Instagram tem que oferecer uma ferramenta de portabilidade de dados. O grande problema é que, sem portabilidade, há menos hipóteses de um rival legítimo do Instagram emergir! O governo dos Estados Unidos pode ter sido estúpido ao deixar o Facebook adquirir o Instagram por 715 milhões de dólares em 2012. Agora, com mais de 800 milhões de utilizadores mensais, o Instagram aliado ao Facebook têm uma centralização maciça das redes sociais. Mas, mesmo após os problemas que envolvem o Facebook nos últimos tempos ainda esteja a quente, o governo dos EUA não deverá determinar uma divisão do Instagram, do Facebook e do WhatsApp (também adquirido pelo Facebook). O Instagram apenas deverá permitir aos utilizadores sairem sem perderem o seu histórico.

Quando apresentou a ferramenta Download Your Information, Mark Zuckerberg disse “Coisas que você coloca na rede social, você deve ser capaz de tirar”. Será que é mesmo assim?

Fontes: Techcrunch

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui