InSight: Sonda que explora Marte tem os dias contados

InSight é uma sonda da NASA que tem-se revelado de grande ajuda na exploração do planeta Marte. Infelizmente, em breve esta sonda deixará de ter condições para continuar a operar normalmente. De acordo com a NASA, a sonda irá deixar de gerar energia suficiente para se manter operacional, o que levará à interrupção das missões para as quais tem sido destacada desde 2018.

Ultimamente Marte tem sido alvo de tempestades de poeira extremamente agressivas, que acabaram por danificar o painel solar a partir do qual a sonda gera energia para poder operar normalmente. Para além de dificultar a capacidade da InSight de gerar energia, estas tempestades também têm contribuído de forma significativa a habilidade de registo de dados sobre o planeta

Num dia normal, espera-se que o painel da InSight gere 5.000 watts hora. Esse valor encontra-se agora nos 500 watts hora, o que está longe de ser o suficiente para permitir à sonda operar como seria suposto.

Assim sendo, esta sonda, que tem sido uma ajuda de valor inestimável na recolha de dados sobre as mais diversas características do planeta Marte, entre elas a profundidade e a composição da sua crosta, terá de ser afastada da sua missão, uma vez que o seu desempenho deixou de satisfazer todos os requisitos exigidos.

Teoricamente, ainda seria possível a sonda voltar a operar normalmente, mas apenas na sequência de um qualquer fenómeno natural que levasse à remoção das poeiras que cobrem atualmente o seu painel solar e o impedem de gerar a energia necessária para o correto funcionamento da sonda.

Aliás, bastaria que o painel conseguisse recuperar, pelo menos, 25% da capacidade de recolha de energia solar para que a InSight pudesse retomar a sua missão. No entanto, estima-se que um evento desta natureza seja muito pouco provável, por isso espera-se que em breve a “morte” da InSight seja oficialmente anunciada.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui