O INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, lidera o projeto CONVERGE – Telecommunications and Computer Vision Convergence Tools for Research Infrastructures.
A iniciativa pretende desenvolver um conjunto de ferramentas inovadoras para apoiar infraestruturas de investigação. No futuro, e segundo nota enviada à imprensa, espera-se que a investigação apoiada por estas ferramentas tenha grande impacto em áreas como a saúde, a indústria, o setor automóvel, as telecomunicações e os media.
Como? Gerando conhecimento proveniente da interseção das comunicações sem fios, visão computacional, sensorização e machine learning. No caso do projeto CONVERGE, explica Luís Pessoa, investigador do INESC TEC, Professor Convidado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e coordenador do projeto, “pretende-se desenvolver um conjunto de ferramentas para infraestruturas de investigação que impulsionem a criação de uma nova área de investigação alinhada com o paradigma ver-para-comunicar e comunicar-para-ver”.
Através da combinação de dados gerados por sistemas de comunicações radiofrequência (RF) e câmaras de vídeo, será possível, garante, “obter novos conjuntos de dados – datasets – que serão disponibilizados de forma aberta à comunidade científica, promovendo a criação de novo conhecimento e novas descobertas”.
Os sistemas de comunicações que venham a operar em bandas de radiofrequência podem beneficiar da visão computacional fornecida pelas câmaras de vídeo para preverem melhor as dinâmicas do canal de comunicações. Também as aplicações de visão computacional poderão tornar-se mais robustas contra desafios como oclusões ou baixa luminosidade quando apoiadas por dados de RF. Os dados serão exclusivos, mas abertos.
Posteriormente vão abrir novas áreas de investigação, como aplicações industriais capazes de combinar informações de vídeo, sensorização, rádio e tráfego de dados e o aperfeiçoamento das competências de funcionários, estudantes e utilizadores industriais das infraestruturas de investigação, que serão treinados para o uso do novo conjunto de ferramentas.
O projeto CONVERGE é coordenado pelo INESC TEC e conta com mais 15 parceiros de 6 países – Portugal, Finlândia, Espanha, França, Reino Unido e Estados Unidos da América. Para além do INESC TEC, a ALLBESMART e a Adapttech são as outras instituições portuguesas que fazem parte do consórcio.