A Bethesda, empresa americana de jogos eletrônicos, está prestes a lançar um jogo exclusivo de Indiana Jones apenas para a Xbox e PC. O acordo de exclusividade foi feito após a aquisição da Bethesda pela Microsoft, que também disponibilizará o jogo no seu serviço de assinatura Xbox Game Pass no dia de lançamento.
O jogo está a ser desenvolvido pela MachineGames, um estúdio sueco de jogos eletrônicos, sob a supervisão de uma nova divisão da Lucasfilm Games. A notícia animou muitos fãs de Indiana Jones, que só puderam experimentar as personagens em jogos antigos e bastantes desatualizados. O jogo foi anunciado originalmente em 2021, poucos meses antes da Microsoft finalizar o seu acordo de US$ 7,5 bilhões para adquirir a ZeniMax Media, empresa-mãe do estúdio Doom and Fallout , Bethesda Softworks.
Segundo a Bethesda, a escolha da exclusividade deve-se à redução de riscos e a redução de atrasos causados por outros licenciadores. Isto significa que eles têm mais controlo sobre o cronograma de desenvolvimento e a qualidade final do produto. A exclusividade pode também significar melhores oportunidades de marketing, o que, por sua vez, pode aumentar as vendas.
Questionado sobre porque a Microsoft mudou Indiana Jones para um exclusivo da Xbox, Hines explicou que a Bethesda gostou da ideia de remover o risco do desenvolvedor de jogos e trazê-lo para a Xbox Game Pass. “O principal, na minha opinião, é o que eu disse sobre reduzir o risco e tentar chegar a um certo grau de certeza”, disse Hines. “Está a lidar com um licenciante que terá uma tonelada de feedback sobre o que está a fazer, acrescentando muito tempo à sua agenda.”
Curiosamente, a Bethesda não optou pela exclusividade no lançamento de outros jogos, como Doom, The Elder Scrolls ou Fallout.
A FTC argumenta que este comportamento poderia também se estender aos jogos da Activision Blizzard se a Microsoft fechasse a sua proposta de aquisição de $ 68,7 bilhões. A FTC entrou com um pedido para impedir que a Microsoft feche o seu acordo com a Activision até a conclusão do seu próprio processo administrativo. Este processo de compra da Microsoft à Activision Blizzard segundo o desenrolar dos acontecimentos ao longo do tempo promete ser a novela deste ano até ficar efetivamente resolvido.
Fonte: The Verge