Implicações das aquisições Giphy do Facebook

O Facebook vai comprar a Giphy. Tal situação pode significar que o modo como agora enviamos GIFs na internet pode mudar para sempre. Segundo o serviço, mais de 700 milhões de pessoas vê conteúdo Giphy por dia!

Muitas destas visualizações acontecem em redes sociais populares, como o iMessage da Apple, TikTok ou o Twitter (que usam o Giphy e os seus arquivos para permitir que os seus utilizadores possam publicar e partilhar GIFs.

É previsível que muitas dessas redes sociais não queiram ter um serviço que pertença ao Facebook. Muitas dessas empresas não querem depender da sua competição para prestarem certos serviços aos seus utilizadores. Também temos que ter em conta que alguns serviços do Facebook já tiveram problemas de privacidade e fiabilidade.

O Facebook afirma que os produtores podem recorrer ao Giphy como até agora faziam. Também se conseguem o Giphy na maioria das aplicações do mesmo modo que se tem usado até agora. Portanto tanto para quem usa GIFs como para quem os cria nada vai mudar, aparentemente.

Também é importante referir que não existem pixels, cookies ou outros mecanismos de localização incorporados nos GIFs ou mesmo nos stickers. É verdade que a Giphy pode ver as palavras que pesquisamos mas não consegue a nossa informação.

Apesar de nada mudar por agora é verdade que existe sempre a possibilidade de mais tarde o Facebook fazer alterações. Também pode acontecer que aplicações que agora conseguem usar o Giphy deixem de o poder fazer mais tarde, mas claro que isto são só suposições.

Não será mau de todo começar a pensar num plano caso as condições de utilização do Giphy mudem (apesar de por agora não ser preciso). É verdade que ainda não ocorreram alterações mas mais vale as aplicações e redes sociais estarem preparadas para o que poderá acontecer e agirem logo do que perderem o serviço e estarem algum tempo sem dar resposta aos seus utilizadores.

Fonte:  The Verge

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here