Implementada primeira prótese ocular desenvolvida numa impressora 3D

Recentemente, a Fraunhofer Technology  anunciou que um paciente recebeu uma prótese ocular altamente realista impressa em 3D. O paciente Steve Verze recebeu a esta nova prótese que é feita com uma tecnologia de ponta e foi desenvolvida com o intuito de ser menos evasiva que as próteses tradicionais. “Faz-me sentir mais e mais confiante. Se eu não consigo dizer a diferença, sei que outros também não o vão conseguir fazer”.

Para desenvolver este tipo de próteses, os médicos precisavam de fazer um molde da órbita do olho, um processo relativamente complexo em que, no caso de se tratar de uma criança é necessário uma anestesia geral.

Com uma impressora 3D é possível em apenas 2,4 segundos, desenvolver um molde completo onde se colocará a prótese. Os dados captados vão ser transferidos para o sistema da Fraunhofer, intitulado de Cuttlefish:Eye, vão ser combinados com a cor calibrada do olho saudável e é, criado de forma simples e rápida um modelo tridimensional. Esta nova tecnologia foi especialmente concebida para desenvolver um modelo realista.

Depois, a impressão 3D é da responsabilidade da Fit AG, que já conta com vários anos de experiência na criação de “processos de manufatura aditiva para fins clínicos”. Por fim, profissionais de saúde especializados vão avaliar a versão final e fazer os reparos necessários para que a prótese esteja ajustada ao paciente.

“Com uma única impressora 3D, a Ocupeye pode, potencialmente, suprir a necessidade anual de cerca de 10.000 próteses no mercado do Reino Unido”, noticia o Engadget. que cita um comunicado à imprensa.  “Este novo olho parece fantástico e, sendo baseado em tecnologia de impressão 3D, só pode ficar melhor e melhor”, refere Verze.

Por agora, vão ser feitos testes clínicos em cerca de 40 pacientes, com o objetivo de testar esta nova prótese 3D e compará-las com as mais tradicionais.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui