Implante de olho biónico ajuda pessoa cega, de 88 anos, a ver novamente

Um paciente, de 88 anos, que ficou cego do olho esquerdo, recuperou a visão, com sucesso, após a implementação de um microchip na sua retina, por cirurgiões do hospital britânico, Moorfields Eye.

O paciente não identificado é o primeiro no Reino Unido a receber o implante, que actualmente está a ser analisado em testes clínicos em toda a Europa. A tecnologia visa restaurar parcialmente a visão em pessoas que sofrem de atrofia geográfica – uma forma avançada de degeneração macular relacionada à idade seca, que pode ter efeitos devastadores na visão.

A condição é progressiva e afecta quase 7 por cento das pessoas com mais de 80 anos. Actualmente, não existem tratamentos eficazes.

“Estou emocionado por ser o primeiro a ter este implante, animado com a perspectiva de voltar a desfrutar dos meus hobbies e espero sinceramente que muitos outros também se beneficiem disso”, disse o paciente.

O procedimento envolve inserir cirurgicamente um microchip de 2 mm abaixo do centro da retina de um paciente e encaixá-lo com um par de óculos de vídeo especiais que são conectados a um computador.

Quatro a seis semanas após a inserção do chip, o paciente deve ser capaz de ver um sinal.  Posteriormente, passam por um programa de reabilitação para aprender a usar sua visão recém-restaurada.

“Este dispositivo inovador oferece a esperança de restauração da visão para pessoas que sofrem perda de visão devido à degeneração macular seca”, disse Mahi Muqit, cirurgião e consultor do Moorfields Eye Hospital, professor clínico honorário do Instituto de Oftalmologia.

“O sucesso desta operação e as evidências reunidas através deste estudo clínico irão fornecer todas as evidências para determinar o verdadeiro potencial deste tratamento”, acrescentou.

Quaisquer pacientes interessados em ver se eles se enquadram nos critérios para este ensaio clínico devem entrar em contacto com o Moorfields Eye Hospital em: [email protected]

Fonte: sciencefocus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui