Imagina-se a usar o Windows 11 num smartphone? Já existe demonstrações

O Windows 11 foi anunciado na semana passada e a Microsoft já está a permitir aos utilizadores fazer o download de um primeira versão de teste do sistema operativo em ambos os chips x64 e ARM. Ora a possibilidade de utilizar processadores ARM permite que o sistema operativo possa ser usado em outros equipamentos com este tipo de processadores, como acontece frequentemente nos smartphones.

Ora, como seria de esperar, não levou muito tempo a que começassem a surgir vídeos a demonstrarem a utilização do novo Windows 11 em smartphones, sendo que neste caso as demonstraç~eos ocorreram em smartphones bem antigos, nomeadamente em smartphones que anteriormente tinham Windows Phone.

Gustave Monce publicou um vídeo no YouTube e capturas de ecrã no Twitter, onde mostra o Windows 11 no Lumia 950 XL. Monce publicou uma captura de ecrã no início deste mês que parecia mostrar o Windows 11 no dispositivo, mas depois ele esclareceu que era simplesmente o Windows 11 a rodar no telefone via acesso remoto, mas destavez foi diferente.

Desta vez, confirmou que estamos realmente a ver uma instalação nativa do Windows 11 ARM a rodar num Lumia 950 XL, como pode visualizar no vídeo em cima.

O processador Snapdragon 810 do Lumia 950 XL definitivamente trava ao executar o Windows 11, e é possível ver alguns atrasos ao tocar duas vezes no ecrã, iniciar o explorador de arquivos, aceder ao menu Iniciar e realizar outras tarefas. Também parece que a rotação do ecrã está com muitos bugs, mas também já era esperado, até porque a própria versão disponibilizada do Windows 11 é ainda uma versão de teste e mesmo quem já o instalou nos computadores, tem encontrado alguns problemas.

No entanto, temos uma ótima ideia de como a interface se comporta num smartphone e como recursos como Snap Layouts funcionariam num ecrã mais pequeno.

A atual instalação do Windows 11 ainda não oferece suporte a aplicações Android, o que não permite ver como se comportaria nesta situação, mas num smartphone como o Lumia 950 XL pode ter algumas complicações a lidar com esse recurso.

Já o anterior Windows 10 tinha sido colocado num smartphone com seis anos, portanto não é caso único. Ainda assim, o facto de o Windows 11 estar a correr num telefone tão antigo (e em telefones) é um muito bom. É especialmente notável quando considera os confusos requisitos de sistema da Microsoft para a atualização.

Então e se a Microsoft permitisse e suportasse a instalação do Windows 11 num smartphone? Ou mesmo a ser lançado smartphones com o Windows 11, sendo que já sabemos que haverá suporte a aplicações Android, será que seria uma opção?

Fonte: Slashgear

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui