IKI Mobile apresenta o primeiro smartphone do mundo em cortiça

A IKI Mobile, uma empresa portuguesa, apresenta a sua nova gama de smartphones para 2017, sendo que o grande destaque da fabricante sediada em Portugal é um smartphone com acabamentos em cortiça, o KF5 Bless Cork Edition. O 1º do género no mundo inteiro.

A IKI Mobile pode não ser muito conhecida em Portugal, mas é uma fabricante com sede em Portugal e que se lançou há pouco mais de um ano. Se no ano passado pouco ou nada inovou em relação à concorrência, este ano é diferente. Bem diferente, já que apresenta um modelo específico e com material nacional, em cortiça.

Alguns dos smartphones disponíveis no mercado:

No evento, Tito Cardoso, CEO da IKI Mobile, anunciou que a primeira fabrica de produção da empresa irá começa a funcionar em Angola a partir de Maio de 2017, mas ainda não há data para o início de produção da fábrica em Portugal, que será localizada em Coruche.

Provavelmente nunca viu nenhum destes smartphones à venda nas lojas e isso deve-se à decisão inicial da empresa em vender exclusivamente online, mas em 2017 dará o passo para os retalhistas, já com acordo assinado com um dos maiores distribuidores no mercado nacional, a JP Sá Couto.

Quais os novos modelos?

A IKI Mobile lançou 2 telemóveis e 3 modelos de smartphones. Os telemóveis convencionais são o KF1.8 e o KF2.4, um segmento que a IKI não deixou de lado. Como é de imaginar, são smartphones muito simples que pouco mais fazem do que receber mensagens e fazer chamadas. No entanto, ambos os modelos contam com câmaras traseiras de 0,3MP e a possibilidade de expandir o baixo armazenamento (de 32MB e 64MB) até aos 16GB ou 32GB, respetivamente.

Quanto aos smartphones, há dois modelos, o KF4Go e o topo de gama KF5bless.

O KF4Go é um modelo mais modesto, com um ecrã de 4 polegadas com resolução de 800x480p, processador Mediatek quad-core a 1,3GHz, 1GB de RAM, 8GB de armazenamento expansível até 32GB, 3G, câmara de 5MP e frontal de 2MP, o Android 6.0 Marshmallow e uma bateria de 1300 mAh.

Quanto ao topo de gama KF5bless, distingue-se por um design mais arrojado, mas não é único. O equipamento também se destaca por ser à prova de água e choques, sendo que durante a apresentação, o YouTuber Feromonas mostrou alguns vídeos onde levou esta última funcionalidade ao limite, passando com um carro por cima.

O smartphone conta com um ecrã de 5 polegadas com resolução HD, processador MediaTek octa-core a 1,3GHz, 3GB de RAM, 32GB de armazenamento expansível até 128Gb, 4G, câmara de 13MP da Sony e frontal de 8MP, sensor de impressões digitais, com 3000 mAh e a primeira versão personalizada do Android, o IKI Mobile OS 1.0, baseado no Android 5.1 Lollipop.

KF5 Bless Cork Edition

Mas se os outros modelos não surpreendem nem se distinguem da concorrência, este modelo específico é bem diferente e é inovador. O KF5 Bless Cork Edition é o primeiro smartphone com acabamentos em cortiça, um produto bem português, sem dúvida. Aliás, esta novidade é tão importante e diferencial, que o próprio Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve presente no evento e congratulou os empreendedores que lançaram a empresa e criaram um produto diferente, associando um produto tecnológico a um material português, como é a cortiça.

O KF5 Bless Cork Edition tem as mesmas especificações do modelo “normal”, sendo o design a única diferença, com a inclusão de cortiça. Mas a utilização deste produto não fica apenas pelo telemóvel, já que a própria caixa do smartphone também tem cortiça, diferenciando-se neste aspeto de toda a concorrência.

Tivemos a oportunidade de mexer no modelo durante o evento e confirmar que ainda se trata de um protótipo, já que ainda havia alguns bugs em termos de software. A versão final do equipamento só deverá chegar em fevereiro do próximo ano, sendo que o preço final ainda não foi oficializado.

Não há dúvida que este modelo é um smartphone com um design muito diferente da concorrência e que se destaca por isso mesmo, sendo que se sente a cortiça assim que lhe tocamos. Apesar de utilizado este produto nacional, é garantido a mesma proteção à água e ao choque presente no modelo normal.

Agora, é esperarmos para ver se a Iki Mobile aumenta o número de vendas de smartphones, nomeadamente em Portugal, já que das anunciadas 300 mil unidades, poucas deverão ter ocorrido por terras lusas.

Segue-se a nossa galeria de imagens do evento:

Veja também...

Deixe o seu comentário