IKEA desenvolve mobiliário robótico para espaços pequenos

O IKEA, empresa mundialmente conhecida por desenvolver mobiliário estratégico para espaços pequenos de modo a um uso inteligente do próprio espaço, anunciou uma parceria com a Startup Americana Ori Living, para expandir o sistema  dos seus móveis Rognan para outras partes do mundo sendo para já,  o Reino Unido a prioridade.

O conceito dos móveis da linha Rognan usa uma plataforma robótica, alimentada por um tablet, que na verdade move uma parede falsa no seu ambiente, para criar, digamos, mais espaço no lounge durante o dia e mais espaço no quarto à noite.

Para impedir que tudo seja esmagado, o sistema também inclui várias unidades de armazenamento que mantém a cama, a mesa ou o sofá fora do caminho – maximizando o espaço.

O Rognan foi originalmente lançado em 2014, destinado a desenvolvedores, mas esta é a primeira vez que o vemos sendo oferecido para uso doméstico.

Qualquer pessoa que tenha vivido ou já tenha viajado para a Ásia saberá que o espaço é precioso, por isso não é surpresa que o sistema esteja a chegar ao Japão e a Hong Kong, onde será lançado no ano que vem, prometendo aumentar seu uso num espaço até oito metros quadrados. Alguns apartamentos em Londres também seriam beneficiados, por isso provavelmente veremos um lançamento mais amplo nos próximos meses.

É totalmente compatível com a linha Ikea Platsa e com a colecção de iluminação inteligente Tradfri . Ainda não há sinal de precificação, mas dada a obsessão da Ikea por “começar com um preço razoável antes de projetar”, esperamos que seja bem razoável.

Além de seu kit doméstico inteligente, a Ikea tem estado na vanguarda de ideias inovadoras de tecnologia para residências – já tem uma linha de mesas, e algumas específicas para carregamento QI, e também está interessada no mercado doméstico modular.

Muito interessante esta ideia para quem tenha uma casa pequena, ou que queira mudar para uma como modo de poupança.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here