IFA 2018: Sony apresenta a sua nova câmera compacta, a HX99

Cybershot HX99, a compacta da Sony e o seu zoom ótico de 30 vezes foi apresentada durante a IFA 2018. Atualmente, qualquer smartphone possuí uma câmera de filmar ou fotografar. Face a esse problema, pequenas câmeras, como as compactas, têm vindo a necessitar de atualizações constantes para concorrerem com a versatilidade de uma câmera destes equipamentos.

Este tipo de câmera fotográfica é conhecido como point-and-shoot, sendo que as melhores desse ramo são, a série RX100 da Sony e X100F da Fujifilm.

Para além da HX99, a Sony, apresentou também a HX95. Ambas possuem a mesma lente fotográfica com um zoom equivalente a 30x, 24-720 mm com uma abertura de f/3.5-6. Se comparada com uma DSLR convencional, esta compacta tem tudo de normal, mas como falamos de uma categoria de câmera completamente diferente, as especificações apresentadas são extraordinárias visto que equipamento tem apenas 1.5 polegadas. Ambos os dispositivos apresentados, pertencem à família de câmeras Cybershot, o que quer dizer que são mais baratas do que as séries compactas premium da Sony. Em particular, a HX99 da Sony tem um custo de 520€ (cerca de US$ 610), o que reflete um menor custo do que os modelos RX100 mais recentes.

O público que procura este tipo de equipamentos, procura conjugar a possibilidade de captar imagens satisfatórias por um preço um pouco mais baixo. Apesar de a gravação RAW já ser possível em muitos telemóveis, assim como, a resolução 4K, o zoom de 30x ainda se vê com pouca certeza.

A capacidade de foco da lente 24-720 mm é, para uma compacta, algo ágil pois consegue focar a longa distância, rostos e outros objetos com rapidez. Esta câmera possui um ponto forte em relação aos smartphones, o superzoom, que é um recurso que oferece fotografias impossíveis de obter com câmeras de smartphone, como por exemplo, de IPhone, Huawei ou até mesmo, o Galaxy S9.

As câmeras compactas são facilmente guardadas em um bolso ou bolsa, vantagem compartilhada pelos smartphones.

Apesar do pequeno sensor de 1/2,3 polegadas, é possível obter material com bastante qualidade. A estabilização ótica de imagem, permite a manutenção do foco e da qualidade da imagem em movimento, por exemplo. A opção de gravação em imagem RAW (como as DSLR). E para complementar o equipamento, este vem equipado com um visor eletrónico com abertura angular, ou seja, permite ser manobrado para diversos ângulos de visão.

Quando comparadas, HX95 e HX99, possuem uma diferença. A HX99 tem a vantagem de incluir um anel em torno da lente, que permite ajustar a sua abertura, bem como o ajuste da ISO, entre outras configurações manuais, abdicando da necessidade de usar os botões e o ecrã.

Fonte Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here